Topo

Cozinha gourmet: conheça ingredientes famosos que adicionam glamour ao cardápio

Comente

Apreciadores de uma boa gastronomia com certeza conhecem diversos tipos de sabores, mas a gourmetização que tem se tornado uma tendência nos últimos anos, está forçando muita gente a conhecer alguns nomes outrora não tão famosos entre os mais leigos, tais como uni, erygui e lardo.

Esse são ingredientes bem diferentes que vêm ganhando fama e gerando disputa por reservas em muitos restaurantes, o motivo: uma experiência gastronômica de requinte. E se você ainda não caiu nessa onda da alimentação gourmet, não tem problema, pois a seguir apresentamos alguns nomes comuns nos platos mais glamourosos que estão surgindo por aí.

Veja ingredientes gourmet que incrementam as receitas

Uni

Uni

O uni tem sido um dos ingrediente mais falados em redes sociais no últimos tempos. Trata-se da ova de ouriço do mar. Esse ingrediente possui uma coloração dourada, uma textura mole quase chegando ao ponto de cremosidade e seu sabor é levemente adocicado e refrescante. Ele costuma ser consumido in natura como recheio de sushis e outros pratos japoneses.

Gema curada

Gema curada

A gema curada parece ser algo muito diferente, mas a grosso modo é apenas uma gema de ovo de galinha desidratada, com uma mistura à base de açúcar e sal. No processo de preparo, a água é retirada da gema, o que deixa seus sabor mais concentrado.

Algumas pessoas gostam de curar a gema por até uma semana, acrescentando alguns ingredientes aromáticos para que seu sabor fique mais acentuado. A gema curada tem sido o encantamento de chefs e fãs da finalização de pratos.

Leia também:

Lardo

Lardo

O nome lardo vem do italiano, mas em livre tradução significa gordura de porco. Esse ingrediente, porém, é mais sofisticado. A iguaria é preparada da gordura das costa do porco, sendo temperada com especiarias e curada por meses, até que seja obtida uma especie de carne que lembra panceta.

O sabor do lardo é bem delicado e muito leve. De modo geral, o alimento é servido em fatias juntamente com outros embutidos nobres.

Eryngui

Eryngui

Ah um tempo atrás o eryngui era raridade no Brasil, porem ultimamente tem chamado a tenção de muita gente que curte uma boa gastronomia. Eryngui é um cogumelo muito apreciado na Europa, Estados Unidos e Ásia, ele também é conhecido como cogumelo do Cardo e Seta de Cardo, isso porque sua forma lembra a doas cardo, um tipo de planta que cresce em local rochoso.

O eryngui se tornou o cogumelo mais usado na cozinha por poder ser usados em diferentes pratos devido ao seu sabor e maciez.

Tucupi preto

Tucupi preto

O tucupi é extraído da mandioca brava e tem uma coloração amarelada, sendo ele muito usado na culinária amazônica. Agora, uma espécie de nova versão do tucupi tem chamado a atenção de muita gente: trata-se do tucupi preto, que lembra um tipo de melaço.

Algumas comunidades indígenas fervem o ingrediente por cerca de trinta horas até que ele se torne em uma pasta cremosa e com sabor forte. O tucupi preto tem sido utilizado como tempero de ensopados, peixes e carnes.

Jambu

Jambu

O jambu também é mais um ingrediente tipico do norte do Brasil, sendo um tipo de hortaliça que deixa a boca meio dormente, tendo sabor refrescante e levemente picante. O jambu é usado em tempero de molhos, moquecas e pestos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: