Topo

Como congelar alimentos prontos sem perder os nutrientes, cor ou sabor

2.00 / 5 - 2
Comente

Quem precisa lidar constantemente com o ambiente da cozinha, naturalmente está sempre em busca de opções para otimizar os trabalhos, a fim de ganhar tempo e evitar os desagradáveis desperdícios de alimentos, por isso mesmo, truques e dicas nesse sentido são sempre bem vidos.

Para auxiliar aqueles que desejam congelar alimentos prontos de uma maneira que estes não percam nem seus nutrientes nem tampouco o sabor, preparamos a seguir uma lista de dicas que podem ser de grande utilidade, confira:

Como congelar alimentos prontos sem perder os nutrientes, cor ou sabor

congelar-alimentos-sem-perder-sabor

Tempero suave nos alimentos

Se sabe que vai congelar o alimento depois de seu preparo, considere fazê-lo usando tempero mais suave moderando principalmente no sal, pois o congelamento acaba realçando o sabor, pelo que, poderá acabar ficando salgado se não observado esse critério.

Recipiente adequado

Para congelar um alimento é importante que não se utilize qualquer tipo de recipiente, é preciso optar por vasilhas plásticas, travessas ou mesmo pirex e ambos devem possuir tampas que vedem de maneira satisfatória, isso ajudará a conservar melhor o alimento.

Melhor anotar a data

Para evitar uma futura ingestão de alimento fora do prazo de consumo, o ideal é anotar na vasilha a data de preparo do alimento, para isso, o ideal é utilizar um lápis de cera, assim a escrita não sairá durante o congelamento do alimento.

Do alimento mais velho para o mais novo

O ideal é organizar os alimentos no refrigerador colocando os mais antigos à frente dos mais recentes, dessa forma será mais fácil consumir primeiro os que já estão próximos de vencer a data limite para consumo.

Cuidados com as embalagens de pratos em estados distintos

É preciso ter cuidado para não deixar as embalagens dos pratos recém-preparados entrarem em contato com as de pratos já congelados, isso poderá causar alteração de sabor no alimento graças á discrepância entre as temperaturas.

Leia também:

Espaço no refrigerador ou congelador

Não se deve ocupar mais de 75% do espaço disponível no congelador ou refrigerador, pois o ar refrigerado precisa de espaço para circular bem e assim desempenhar seu papel de congelamento dos alimentos.

Cuidado especial no congelamento de caldos

Para congelar de maneira satisfatória um caldo, seja ele de carne, de peixe, ou mesmo de frango, é preciso que antes seja retirado o excesso de gordura do mesmo. Feito isso, o ideal é colocá-lo para congelar em forminhas de gelo, as pequenas porções congelarão com maior facilidade e se conservarão por mais tempo.

Cuidados com o congelamento de frutas e legumes

A dica para congelar as frutas, os legumes e até mesmo os grãos, é deixá-los sobre uma bandeja ou mesmo travessa até que cheguem ao ponto ideal de congelamento, logo em seguida deve-se pegá-los e colocá-los em sacos plásticos limpos.

Congelamento de sopas e cozidos

Antes de congelar o alimento, o ideal é forrar o recipiente com uma sacola plástica, para que assim que congelado o alimento, seja possível retirá-lo da vasilha, mantendo-o somente no saco plástico e economizando espaço no freezer ou congelador.

Congelar salsinhas e outras ervas

Na hora de congelar salsinhas e outras ervas, o ideal é conseguir batê-las e então colocá-las em forminhas de gelo, cobrindo as com água, congelando e depois armazenando as pedras de gelo em sacos plásticos. Fazendo isso, cada vez que sentir necessidade de usar as ervas, bastará pegar a quantidade necessária de pedras de gelo e descongelá-las.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: