Topo

Coisas que você talvez faça errado na cozinha e provavelmente não sabia

5.00 / 5 - 3
Comente

Algumas pessoas simplesmente adoram criar novos pratos na cozinha, enquanto outras não levam tanto jeito assim pra coisa. O fato, porém, é que gostando ou não da culinária, eventualmente todos temos trabalho a fazer na cozinha, e portanto, além de saber o que fazer, é preciso aprender sobre o que não fazer nesse ambiente.

Leia também:

Diante disso, decidimos apresentar a seguir alguns erros que muita gente comete na cozinha, e que deveriam ser evitados. Veja!

Coisas que você talvez esteja fazendo errado na cozinha e provavelmente não sabia

coisas-que-voce-faz-errado-na-cozinha

Ferver água sem necessidade

Alguns pratos requerem apenas uma água quente para serem preparados. Exemplo disso são as frutas, os ovos, e os peixes, que só dependem de água quente, e não necessariamente fervente. Vale ressaltar que, para o caso de cozinhar vegetais ou massas, a água deve realmente estar fervendo.

Entenda seu forno

Alguns alimentos precisam ser assados na temperatura certa para não queimarem ou ficarem crus no meio. Por isso é importante conhecer bem o forno, já que nem todos são iguais. Nem sempre a temperatura indicada na receita é a mesma a ser usada em seu forno.

Além disso, mesmo seguindo à risca uma receita, se o forno não estiver na temperatura ideal o prato pode ser comprometido. Outro fator que pode comprometer a receita é abrir o forno antes do tempo mínimo de cozimento.

Derreter demais a manteiga

Para que a manteiga esteja no ponto certo de uso em sua receita, o ideal é deixá-la derretendo em temperatura ambiente, por pelo menos uma hora antes do preparo, para que ela amoleça naturalmente. No caso de precisar usar manteiga e esquecer-se de deixá-la derretendo apele para o fogo ou micro-ondas, mas não a deixe ferver para que ela não perca seu sabor natural.

Clara em neve

A clara em neve é a responsável pela perfeita consistência dos bolos e suflês, mas é necessário que seja batida até ficar brilhante e cremosa. Após separar a clara da gema deixe-a descansar por um tempo, pois se estiver gelada o resultado pode não ser satisfatório.

Lavar massa

Muitas pessoas aprenderam com as mães ou avós, que lavar a massa após o cozimento é algo bom para que ela esfrie mais rápido. No entanto, ao fazer isso, o amido da massa acaba indo pelo ralo, literalmente. Dessa forma a tendência é que o molho não grude bem na massa, pelo que ela acaba ficando escorregadia.

Amontoar macarrão na panela

Sim devemos economizar água e energia, porém, cozinhar macarrão em uma panela menor pode não proporcionar um bom resultado, a massa pode ficar vistosa e grudenta. Sempre deixe a água ferver antes de adicionar o macarrão e seguir a receita.

Refrigerar coisas que não gostam de frio

Nem todos os alimentos devem ser guardados na geladeira. Itens como o tomate e a batata, quando refrigerados podem perder a textura e o sabor.

Matar ervas frescas

Quando as ervas são armazenadas em sacos plásticos na geladeira, em pouco tempo elas ficam com caule marrom, mas existe outra forma de armazenar as ervas prolongando o prazo de validade.

Para isso basta remover a erva do saco plástico e colocá-la em uma vasilha com água, da mesma forma que se faz com flores. No caso de coentro e salsa, coloque o saco plástico por cima sem apertar muito e guarde na geladeira. Já as ervas como hortelã, alecrim, sálvia, tominho e outras mais resistentes, podem ficar na água em cima do balcão em temperatura ambiente.

Maltratar os grãos de café

Algumas pessoas costuma guardar os grãos de café na geladeira, mas isso faz com que o café perca o sabor de café torrado. O melhor lugar para armazenar os grãos é em pote de vidro ou de cerâmica mantendo em local escuro e fresco.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: