Topo

Economize água na cozinha: Veja dicas para evitar o desperdício em tempos de racionamento

3.00 / 5 - 3
Comente

Com a crise hídrica que vem afetando o Brasil nos últimos dias, quanto mais água você puder economizar melhor. E um dos cômodos que demandam cuidado maior com essa questão é o da cozinha, já que tanto a limpeza quanto o preparo dos alimentos dependem da água.

Leia também:

Sabendo disso, decidimos listar a seguir então uma série de sugestões que ajudam quem pretende poupar alguns litros de água diariamente, evitando assim o desperdício. Veja!

Economize água na cozinha: Veja dicas para evitar o desperdício em tempos de racionamento

economizar-agua-na-cozinha

Aproveitando o vapor

Aproveite o vapor de sua panela para aquecer outros alimentos, ou seja, quando colocar algum alimento para cozinhar, adicione outra panela por cima, dessa forma o alimento da panela superior será pré-aquecido com o vapor.

Os legumes e verduras, por exemplo, são alguns dos alimentos que podem ser cozidos no vapor do cozimento de outros alimentos. Caso não tenha o suporte para o cozimento a vapor, a dica é usar a rede usada para fritar alimento em imersão, bastando posicioná-la sobre a panela para que o vapor se encarregue do cozimento.

Troque a água por vegetais

Os vegetais são ricos em água, e quando expostos a altas temperaturas costumam soltar essa água no cozimento. Você pode usar cebola, pepino, espinafre e outros alimentos que soltam líquido durante o cozimento, dessa forma, só precisará adicionar um pouco de água para evitar que o alimento se queime no início do preparo.

Quando os vegetais começarem a soltar água, bastará acrescentar a carne moída, carne picada, frango ou qualquer outro alimento a ser cozido ou refogado.

Alimentos assados

Em época de racionamento, dê preferência à carne assada, seja no forno ou na churrasqueira, pois, o preparo desse tipo de alimento demanda de uma quantidade mínima de água. No casso de assados de forno, acrescente vegetais para deixar a carne suculenta.

Reaproveitando a água

Quando cozinhar alimentos como legumes ou frango, não despreze a água. Escorra os alimentos reservando o líquido do preparo para usá-lo no momento de fazer o arroz, que por sua vez, além de ficar mais nutritivo, terá um sabor todo especial.

Papel alumínio

Quando for assar algum alimento, procure forrar a assadeira com papel alumínio. Dessa forma o alimento não irá sujar a assadeira e não será necessário lavá-la após o preparo.

Utensílios de silicone

Para economizar vale tudo, e isso inclui substituir as formas e utensílios tradicionais por aqueles feitos de silicone. Os objetos de silicone são mais fáceis de limpar, já que a sujeira não gruda facilmente neles, demandando assim uma quantidade menor de água na higienização.

Lavar a louça

Para economizar água na hora de lavar as louças a dica é usar dois baldes de água, um para lavar e outro para enxaguar. Procure começar a lavar a louça pelos utensílios de lavagem fácil, dessa forma não irá transferir resíduos de alimentos e gorduras para os objetos mais limpos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: