Topo

Aprenda recongelar a carne com segurança e evite desperdícios

Comente

Se você vem de uma família tradicional na cozinha provavelmente já ouviu falar que quando a carne é descongelada ela jamais deverá ser congelada novamente, certo? Pois bem, de acordo com especialista, isso não passa de um grande mito de cozinha.

Em uma entrevista concedida ao “The New York Times”, a nutricionista Tina Hanes, registrada junto ao Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, sugeriu que descongelar e congelar novamente uma carne não é algo que traz riscos à saúde, desde que o processo seja feito de forma adequada.

A seguir você confere algumas dicas para recongelar a carne

Dicas para recongelar a carne

A carne e seu recongelamento

Considerando as informações transmitidas pela especialista, para recongelar a carne de maneira ideal é preciso antes de qualquer coisa descongelar a mesma de maneira correta, que é dentro da própria geladeira. Essa regra vale para praticamente todo tipo de carne.

Dito isso, então, nada de descongelar o alimento fora da geladeira ou em temperatura ambiente e muito menos em água corrente ou micro-ondas. Isso é importante porque assim como muitos humanos, as bactérias preferem um ambiente quentinho, para que possam se multiplicar de forma rápida.

Vale ressaltar, no entanto, que mesmo descongelando a carne dentro do refrigerador, existe um certo prazo pré-determinado para que ela possa ficar armazenada ali sem estragar.

O frango, por exemplo, pode ficar até dois dias na geladeira, pelo que, durante esse período ele pode tanto ser cozido para o preparo de algum prato, quanto congelado novamente.

Leia também:

Descobrindo se a carne está estragada

Carne estragada

Nutricionistas de modo geral alertam para o fato de que a comida estragada normalmente possui um odor ruim ou estranho, podendo até possuir textura grudenta ou viscosa. Se perceber que seu alimento está assim o melhor é descartá-lo imediatamente.

Pode descongelar em bacia com água

Especialista afirma também que descongelar a carne em uma bacia com água é sim permitido, no entanto, nesse caso ela não poderá ser congelada e nem refrigerada novamente.

Nesse caso a forma segura de descongelar a carne (sem intenção de congelar novamente depois) é colocá-la em uma bacia com água é deixá-la envolvida em embalagem plástica trocando a água a cada meia hora até que descongele totalmente.

Depois disso é preciso cozinhar o alimento imediatamente, e ele não deve ser levado de volta à geladeira ou freezer antes de ser devidamente preparada para o consumo.

Qual o período para cozinhar ou congelar novamente a carne?

O site de segurança alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA oferece uma tabela recomendando um tempo ideal para armazenamento de alimentos na geladeira. A duração será a mesma para alimentos recém-comprados ou retirados do freezer.

Veja agora o tempo de validade de alguns alimentos

  • Salsicha – normalmente dura uma semana no pacote aberto e duas semanas com pacote fechado.
  • Bacon – normalmente dura até sete dias
  • Linguiça crua – normalmente dura de um a dois dias.
  • Hambúrguer e carne moída – normalmente de um a dois dias.
  • Carne de boi, carneiro ou porco fresca – de três a cinco dias.
  • Carne de frango fresca – de um a dois dias.
  • Sopas e caldos – de três a quatro dias.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: