Topo

Aprenda preparar frituras sem fazer sujeira com 7 dicas simples e práticas

Comente

Comer fritura eventualmente pode até não ser um problema, até porque isso traz satisfação ao corpo. O detalhe, porém, é que quando pensamos em fazer isso em casa, logo desistimos por causa de toda sujeira que fica no fogão e no cheiro de gordura que se espalha pela casa.

Mas saiba que é possível fazer fritura em casa minimizando as chances de fazer sujeira e sem comprometer a crocância e sabor dos alimentos. Veja a seguir algumas dicas de como preparar fritura em casa sem grandes sujeiras e sem dor de cabeça no final do preparo.

Dicas para evitar sujeira durante a fritura de alimentos

Aprenda preparar frituras sem fazer sujeira com 7 dicas simples e práticas

O grande segredo

Para preparar uma fritura, o grande segredo é saber escolher o que vai preparar. Na verdade não importa o que vai fritar, mas sempre antes de aquecer o óleo, é bom acrescentar uma colher de sobremesa de farinha de trigo, assim quando o óleo aquecer e iniciar a fritura ele não irá espirrar pelo fogão e toda cozinha.

Veja também:

Para usar essa dica da farinha de trigo no óleo ainda frio, é importante saber que, na hora que aquecer o óleo é preciso deixá-lo bem quente e dourado, pois esse é o ponto ideal para iniciar a fritura sem bagunça, evitando toda a sujeira na cozinha.

Cuidados básicos

Outra dica para evitar bagunça de óleo pela cozinha é ter muito cuidado ao virar o alimento no óleo. Quando estiver preparando, por exemplo, um bife ou um ovo frito, é importante ter muito cuidado na hora de virá-los na frigideira com óleo.

Isso porque, se você virar o alimento de qualquer jeito, ele poderá bater no óleo e espirrar por todo o fogão. Por isso, procure usar um garfo para virar o alimento, evitando que espirre gordura para todo lado.

Farinha de trigo

A farinha de trigo além de evitar que o óleo se espalhe pela sua cozinha, ela também deixa os alimentos muito mais crocantes e bem dourados, por isso, procure usar a farinha de trigo para fazer uma espécie de empanado em suas frituras, ela sairá bem mais crocante.

Como saber se o óleo está quente

Existem diferentes formas de testar o óleo para saber se está na temperatura ideal para a fritura, alguns são clássicos e antigos, usado por nossas mães, mas que são válidos até hoje. Só que uma das forma atuais de verificar a temperatura do óleo é usando um termômetro, sendo a forma mais eficaz, pois ele consegue ter o controle correto da temperatura do óleo de cozinha.

Lembrando que esse tipo de termômetro deve ser próprio para medir a temperatura de óleo, assim você não correrá o risco de sofrer algum acidente.

Colher de pau

Um dos truques antigos de verificar a temperatura do óleo é usando uma colher de pau. Para fazer o teste, basta colocar o cabo de madeira no óleo quente e se o óleo começar a borbulha na colher é sinal que está no ponto certo para fritura. Essa é a forma mais simples e econômica de testar a temperatura do óleo.

Torrada

Outra forma simples e eficiente conhecida pelos antigos é usar um pedaço de pão amanhecido ou torrada. Assim como no teste de colher de pau, se o óleo passar a borbulhar em volta da torrada é sinal que está na temperatura ideal para iniciar a fritura.

Fósforo

Esse é mais um método antigo que já não é mais utilizado devido à tecnologia, já que com fogões elétrico e acendedores, muitas pessoas deixaram de usar fósforo em casa. Mas se você ainda possui esse material em casa ele também pode ser usado para testar a temperatura do óleo.

Para fazer o teste, basta jogar um palito novo dentro do óleo quente, quando o fósforo acender é porque o óleo já está no ponto certo para iniciar a fritura. Esse não é o método mais indicado.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: