Topo

Aprenda identificar se a carne está ou não estragada

Veja como identificar alterações que indicam que a carne pode estar estragada. Dicas de cozinha Click Grátis! Aprenda identificar se a carne está ou não estragada
Publicidade
Comente

Nos últimos dias muito tem se falado a respeito da qualidade da carne no Brasil. E uma das dúvidas mais comuns em relação ao assunto diz respeito à identificação de uma carne que pode estar estragada.

Isso acontece, porque, notícias deram conta de que, segundo as investigações carnes estragadas estariam recebendo substâncias químicas capazes de disfarçar o odor e aparência de vencida.

Independente de qualquer coisa, no entanto, sempre foi importante que o consumidor saiba avaliar uma carne para saber a qualidade do que está levando à mesa. E com o assunto em alta no momento, o melhor é tratar de aprender sobre isso o quanto antes. A seguir você confere algumas dicas do que observar.

Como saber se a carne está estragada?

Aprenda identificar se a carne está ou não estragada

Carne de boi e porco

Publicidade

Carnes bovinas e suínas, quando estão estragadas, normalmente apresentam uma coloração cinzenta e manchas esverdeadas. Além do mais elas exalam odor forte, ficando com a textura viscosa e rançosa.

Carne de frango

A carne de frango, quando está estragada apresenta um odor azedo que lembra o do amoníaco, além disso, sua aparência fica descolorada e com textura viscosa. No que diz respeito à cor, ela pode apresentar coloração amarelada e esverdeada.

Publicidade

Infelizmente, muitas vezes a carne de frango apresenta uma aparência bonita, o que torna difícil a identificação de uma carne estragada, por isso é importante ficar atento ao odor e consumir apenas a carne bem passada.

Carne de peixe

Assim como a carne de frango, a de peixe quando está estragada possui um cheiro parecido com de amônia. Além disso a carne de peixe possui uma descoloração em tons amarronzado, amarelado, acinzentado ou até mesmo cor opaca quando está estragada. No que diz respeito ao aspecto, caso o peixe esteja estragado ele começar a descamar.

Poder do cheiro

Veja também:

Fique sempre atento ao odor das carnes, pois com a suposta tentativa de algumas empresas em mascarar as carnes com conservantes, as carnes podem ficar com boa aparência, mas não um bom odor. Mesmo com muito conservante se a carne estiver estragada o cheiro é evidente.

Armazenamento

De modo geral as carnes são alimentos perecíveis, uma vez que estão susceptíveis à contaminação microbiológica. Por isso, quando for comprar carne, fique a tento a forma que ela está armazenada, o ideal é que esteja em freezers e geladeiras em temperatura de 0º C a 2°C.

Caso tenha comprado carne congelada e queira mantê-la nessa temperatura, procure armazenar diretamente no freezer. De acordo com especialistas, a carne pode ser amazenada no freezer por até seis meses, dependendo o tipo de carne. No caso de bifes, independentemente se for de carne ou frango, podem ficar congelados por até seis meses.

Já no caso de carne moída o prazo de validade é de até três meses. Caso tenha descongelado a carne, cozinhado e armazenado o resto na geladeira, essa carne pode ser consumida e armazenada por até três ou quatro dias.

Se a carne for comprada fresca o ideal é congelar temperarado no freezer por até seis meses. Mas não se esqueça de observar bem qual o aspecto da carne e se necessário jogar o produto fora se houver qualquer suspeita em relação à procedência.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: