Topo

5 dicas para preparar a carne de porco com mais saúde

5.00 / 5 - 1
Comente

Por muito tempo a carne suína foi vista como uma grande vilã da saúde, porém, após muitos estudos foi provado que ela pode ser até mais saudável que carne bovina.

Essa carne além de ser muito saborosa, também possui aroma que perfuma o ambiente na hora do preparo, possuindo ainda uma grande diversidade no corte e agradando, portanto, a maioria dos paladares. A lista de opções inclui: paleta, lombo, costelinha, pernil, bisteca, bacon, dentre outras.

Diferente do que muitos pensam a carne de porco não faz mal à saúde (exceto em casos específicos onde o médico ou as condições de saúde desaconselha), em vez disso, pode até trazer benefícios, por ser uma carne magra e nutritiva que aumenta o nível de gordura boa e diminui a gordura ruim. Além de tudo, ela também é rica em vitaminas, proteínas e minerais.

Mas para minimizar as chances de qualquer problema relacionado à saúde a carne de porco deve ser muito bem cozida antes de ser consumida, pois é dessa forma que se elimina os possíveis vermes e toxinas da carne. A seguir você confere outras dicas para para preparar a carne suína de forma saborosa e livre de contaminação.

Dicas para preparar a carne de porco com saúde

Na hora de comprar a carne

Quando for comprar a carne suína, fique atenta à aparência e ao cheiro, esses são dois fatores que determinam a qualidade do produto. Fique de olho também na validade e coloração da carne, observando anida se a embalagem do produto possui selo de controle de qualidade, assim os riscos da carne estar contaminada e transmitir doenças são muito baixos.

Carne limpa

Para diminuir a quantidade de gordura da carne, é importante limpar cortando a gordura externa, pois a interna não é possível de retirar. Esse processo normalmente é simples e fácil se você tiver uma boa faca afiada em mãos.

Toque especial

Para que sua carne suína ganhe um toque especia, na hora do preparo pingue algumas gotas de suco de limão sobre ela. Essa atitude além de ajudar a eliminar as bactérias da carne ainda traz sabor ao prato deixando ela mais suculenta.

Outra dica é fazer uma marinada para temperar e amaciar a carne, podendo usar além do limão, legumes e ervas aromáticas. Mas esse processo pode levar alguns minutos a mais no preparo ou até mesmo horas, tudo vai depender do corte de carne escolhido.

Leia também:

Cozinhar é o grande segredo

O grande segredo para uma carne suína saborosa e saudável e cozinhá-la. É claro que você deve sempre ficar atento ao tempo de cozimento da carne para evitar que queime, uma vez que cada corte de carne exige um tempo diferente de preparo.

Como a carne de porco pode conter toxinas e vermes, é importante que seja muito bem cozida em alta temperatura, sendo que o recomendado é 70ºC. Isso é o suficiente para matar os possíveis vermes. Por essa razão não é recomendado comer carne suína crua ou mal passada, já que há risco de doenças como Teníase e a Cisticercose.

Seu toque

Por fim, na hora de preparar a carne suína acrescente sempre seu toque especial, escolhendo tempero de sua preferência para que o sabor esteja sempre agradável ao seu paladar. Mas se desejar faça uma combinação de temperos como alho, cebola, salsinha, pimenta, cebolinha, entre outros.

Use sua criatividade com novos temperos ou aqueles que mais gosta e confia. Escolha uma receita com carne suína e surpreenda seus convidados, afinal uma carne bem preparada e saborosa agrada a todos e você receberá muito elogios.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: