Topo

Aprenda armazenar os molhos caseiros sem fazer uso de conservantes

Dicas de cozinha, culinária e receitas você confere sempre por aqui, no Click Grátis! Aprenda armazenar os molhos caseiros sem fazer uso de conservantes
Publicidade
Comente

Muitas pessoas preferem usar molhos industrializados em casa pela praticidade de apenas abrir a embalagem e prepará-lo, porém, o molho caseiro é bem mais saboroso e saudável, já que permite o uso de tomates frescos e dos temperos desejados.

Apesar dos benefícios à saúde, no entanto, entre o molho industrializado e o molho caseiro há uma diferença no prazo de validade. Enquanto o industrializado possui muito conservante – e isso faz com que ele dure muito tempo – o molho caseiro possui a validade um pouco menor uma vez que sua conservação vai depender da forma que ele é armazenado.

Isso não significa, porém, que você precisa abrir mão do molho caseiro, muito pelo contrário. A questão aqui é aprender a lidar com ele para prolongar sua validade sem usar conservantes. Veja as dicas.

Dicas de armazenamento de molhos caseiros

Escolha o recipiente adequado

Publicidade

Não existe muito segredo no preparo de molho, seja ele de tomate, branco, pesto e etc. A verdade é que é até simples, bem como conservá-los. Em relação a essa segunda parte, a primeira coisa a se fazer após preparar o molho é escolher em qual recipiente irá armazená-lo.

A melhor opção é o pote de vidro, porque ele possui uma vedação superior ao de plástico, e não se esqueça de lavar bem os potes antes de usá-los.

Publicidade

Leia também:

Pasteurização caseira

Uma ótima técnica de conservar molho fora da geladeira é fazer a pasteurização, com esse processo o molho pode ficar armazenado fora da geladeira sem estragar. Depois de lavar os potes de vidro, forre uma panela com um tecido limpo e encha o vidro de água, em seguida coloque água na panela até a metade e deixe ferver por meia hora.

Deixe os potes virados com a boca para baixo em um pano limpo para que escorra a água até que seque. Após secar os potes coloque o molho ainda quente, tampe bem e vire-os no pano novamente para que saia todo ar.

O processo parece difícil, mas com prática se torna simples e você irá conservar seus molhos na despensa sem ocupar espaço desnecessário na geladeira.

Azeite de oliva

Outra forma segura de armazenar o molho caseiro é usar azeite de oliva. Basta colocar um pouco de azeite no pote do molho antes de tampar. O azeite não irá se misturar ao molho e dessa forma servirá como uma camada protetora até o momento em que for usá-lo.

Congelar o molho

Além das técnicas já citadas, a melhor forma de conservar seu molho caseiro ainda é o processo de congelamento. Além dele durar mais tempo assim, essa ainda é uma técnica muito prática. Após preparar seu molho caseiro, mergulhe a penela em uma bacia com água gelada. Depois que o molho esfriar, coloque-o em um recipiente de vidro com tampa e feche bem.

Não se esqueça de colocar uma etiqueta no pote para lembrar o dia que o molho foi preparado, ele pode ficar armazenado até um mês no congelador, três meses no freezer e até cinco dias na geladeira. Para descongelar, basta levar ao fogo em uma panela.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: