Topo

Aprenda armazenar os molhos caseiros sem fazer uso de conservantes

Comente

Muitas pessoas preferem usar molhos industrializados em casa pela praticidade de apenas abrir a embalagem e prepará-lo, porém, o molho caseiro é bem mais saboroso e saudável, já que permite o uso de tomates frescos e dos temperos desejados.

Apesar dos benefícios à saúde, no entanto, entre o molho industrializado e o molho caseiro há uma diferença no prazo de validade. Enquanto o industrializado possui muito conservante – e isso faz com que ele dure muito tempo – o molho caseiro possui a validade um pouco menor uma vez que sua conservação vai depender da forma que ele é armazenado.

Isso não significa, porém, que você precisa abrir mão do molho caseiro, muito pelo contrário. A questão aqui é aprender a lidar com ele para prolongar sua validade sem usar conservantes. Veja as dicas.

Dicas de armazenamento de molhos caseiros

Escolha o recipiente adequado

Não existe muito segredo no preparo de molho, seja ele de tomate, branco, pesto e etc. A verdade é que é até simples, bem como conservá-los. Em relação a essa segunda parte, a primeira coisa a se fazer após preparar o molho é escolher em qual recipiente irá armazená-lo.

A melhor opção é o pote de vidro, porque ele possui uma vedação superior ao de plástico, e não se esqueça de lavar bem os potes antes de usá-los.

Leia também:

Pasteurização caseira

Uma ótima técnica de conservar molho fora da geladeira é fazer a pasteurização, com esse processo o molho pode ficar armazenado fora da geladeira sem estragar. Depois de lavar os potes de vidro, forre uma panela com um tecido limpo e encha o vidro de água, em seguida coloque água na panela até a metade e deixe ferver por meia hora.

Deixe os potes virados com a boca para baixo em um pano limpo para que escorra a água até que seque. Após secar os potes coloque o molho ainda quente, tampe bem e vire-os no pano novamente para que saia todo ar.

O processo parece difícil, mas com prática se torna simples e você irá conservar seus molhos na despensa sem ocupar espaço desnecessário na geladeira.

Azeite de oliva

Outra forma segura de armazenar o molho caseiro é usar azeite de oliva. Basta colocar um pouco de azeite no pote do molho antes de tampar. O azeite não irá se misturar ao molho e dessa forma servirá como uma camada protetora até o momento em que for usá-lo.

Congelar o molho

Além das técnicas já citadas, a melhor forma de conservar seu molho caseiro ainda é o processo de congelamento. Além dele durar mais tempo assim, essa ainda é uma técnica muito prática. Após preparar seu molho caseiro, mergulhe a penela em uma bacia com água gelada. Depois que o molho esfriar, coloque-o em um recipiente de vidro com tampa e feche bem.

Não se esqueça de colocar uma etiqueta no pote para lembrar o dia que o molho foi preparado, ele pode ficar armazenado até um mês no congelador, três meses no freezer e até cinco dias na geladeira. Para descongelar, basta levar ao fogo em uma panela.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: