Topo

Açúcar mascavo, demerara, de confeiteiro, orgânico... Conheça os vários tipos de açúcar

Comente

Talvez você não saiba, mas o açúcar refinado, que geralmente encontramos facilmente nos supermercados, não é o único tipo existente. O que distingue um tipo de açúcar do outro é basicamente a forma com que cada um é produzido, o que também justifica o fato deles existirem em cores, texturas e sabores diferentes. Na sequência traremos alguns dos principais tipos de açúcar, bem como algumas de suas respectivas utilidades. Confira!

Açúcar mascavo, demerara, de confeiteiro, orgânico… Conheça os vários tipos de açúcar

diferentes-tipos-de-acucar

Açúcar de  confeiteiro

Esse é um tipo de açúcar homogêneo, por ter grãos bem finos ele chega a ser parecido com a farinha de trigo. Esse tipo de açúcar é comumente utilizado no preparo de chantillys, coberturas e glacês.

Açúcar Cristal

O açúcar cristal passa por poucas etapas durante sua fabricação, pelo que, seus cristais acabam ficando maiores que os do açúcar tradicionalmente conhecido. Além disso, o açúcar fica também com uma leve transparência e coloração amarelada.

Esse tipo de açúcar é indicado para o preparo de doces, tais como compotas e geleias, isso porque ele deixará essas guloseimas com aparência mais brilhante e chamativa. Vale ressaltar que esse açúcar também pode ser usado para adoçar bebidas como sucos de frutas, por exemplo, além de massas de bolos, tortas e sobremesas.

Leia também:

Açúcar refinado

O açúcar refinado é extraído a partir da purificação do açúcar cristal, no processo, separa-se a porção mais fina, que é basicamente o açúcar de confeiteiro, restando a partir daí a extração do açúcar refinado, que é uma porção um pouco mais grossa que o de confeiteiro.

O açúcar refinado é ao lado do de confeiteiro, o tipo mais comum na atualidade. Esse tipo de açúcar é indicado para os mais diversos tipos de receitas, incluindo as de bolo, tortas e pudins. Vale ressaltar, porém, que seu uso deve ser moderado.

Açúcar Light

O açúcar light é produzido a partir de uma mistura feita entre o açúcar tradicional e a sucralose, que é um adoçante derivado da cana-de-açúcar [o único]. O sucralose aumenta o poder que o açúcar tem em adoçar, por essa razão o uso da metade da quantidade habitual já é mais que o suficiente para adoçar a receita.

Vale ressaltar que o açúcar light não deve ser usado por pessoas que sofrem de diabetes, pois, ele contém açúcar tradicional em sua composição. Uma pessoa saudável pode usar esse tipo de açúcar no usado no preparo de diversas receitas, no entanto, seu uso ainda assim deve ser moderado.

Açúcar mascavo

A característica mais marcante do açúcar mascavo é sua cor. Esse tipo de açúcar possui coloração escura e sabor mais acentuado se comparado aos demais tipos existentes, sua extração é feita após o cozimento do caldo de cana.

O açúcar mascavo não passa por processo de refinamento, pelo que, acaba ficando com grãos consideravelmente rústicos, o que na soma dos fatores acaba possuindo valor nutricional maior que os demais tipos, possuindo inclusive, alguns minerais que não podem ser encontrado em açúcares refinados. Esse tipo de açúcar é indicado para preparo de vitaminas, bolos e tortas.

Açúcar demerara

O açúcar demerara é um tipo de açúcar cristal que possui uma coloração diferenciada, mais puxada para o caramelo, além do que,  sua textura é mais úmida devido ao alto teor de melaço de cana presente em seus cristais. Esse tipo de açúcar deixa as receitas com um sabor mais acentuado, o que também se deve à presença do melaço.

Açúcar orgânico

O açúcar orgânico é o tipo ecologicamente correto. O diferencial começa no cultivo da cana, que é feito sem nenhum tipo de fertilizante químico, além disso, todo o processo de preparo [do plantio à última etapa] acontece tendo em vista a sustentabilidade. Esse tipo de açúcar possui as mesmas características nutricionais do açúcar mascavo, ou seja, seu teor de minerais também é alto, uma vez que também não passa pelo processo de refinamento.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: