Topo

Alimentação saudável para crianças não é dieta

Comente

Uma das maiores preocupações dos governos dos países ao redor do mundo, sobretudo, os de primeiro mundo, é acerca da obesidade infantil que, por sua vez, está diretamente relacionada à má alimentação, afinal, somos o resultado daquilo que comemos, mas o que viria ser alimentação saudável principalmente quando as crianças entram em questão é a dúvida recorrente entre a grande maioria dos pais.

Alimentação saudável x Dieta

alimentacao-saudavel-criancas

A maioria das pessoas associam alimentação saudável à dietas mirabolantes, e isso ocorre justamente pela falta de conhecimento, pois uma coisa não está necessariamente ligada à outra.

O termo dieta denota uma sequência de hábitos que visam um objetivo final a curto/médio prazo, ou seja, está mais relacionada as aspectos de resultado imediato ou com prazo determinado, como por exemplo, ganhar determinada quantidade de peso em alguns meses , perder peso em período pré-estabelecido, se livrar de alguma complicação recente da saúde, dentre outros, sendo que para o objetivo são válidos quaisquer sacrifícios.

Por outro lado a alimentação saudável não está diretamente relacionada a objetivos com prazo específico, mas sim um processo diário de reeducação alimentar, visando tão somente a prevenção de doenças, e maior qualidade de vida, ou seja, dieta é uma medida pós ocorrência, enquanto que alimentação saudável é medida preventiva.

Cuidados na alimentação dos filhos

Esclarecidas as diferenças entre dieta e alimentação saudável, precisamos dizer que a melhor opção para crianças, é a alimentação saudável, até porquê o corpo ainda passará por inúmeros processos até a fase adulta e, portanto, dietas visando resultados específicos trariam mais malefícios que benefícios com o passar dos anos.

Dicas para manter a alimentação das crianças cada vez saudável

O melhor a se fazer em se tratando de alimentação saudável, não somente à crianças, mas também à adultos, é realizar periodicamente consultas a um nutricionista, pois este profissional saberá recomendar com precisão os procedimentos que deverão ser seguidos pelos pais.

Dentre os alimentos saudáveis para as crianças, destacam-se os leguminosos, como por exemplo, beterraba, cenoura, abóbora, batata e também frutas e verduras que fornecem nutrientes essenciais ao desenvolvimento da criança.

Outra dica válida é regular ou até mesmo eliminar do cardápio infantil alimentos industrializados dispensáveis, como por exemplo, as guloseimas e refrigerantes, além de outros que contenham açúcares e gorduras nocivas à saúde.

Alimentos saudáveis que as crianças gostam

Ao contrário do que muitos pensam, para se ter uma alimentação saudável nem sempre é necessário abrir mão do sabor, sendo, portanto, totalmente possível oferecer aos pequenos alimentos saudáveis e que os agradem.

Dentre os principais alimentos dessa natureza podemos citar o sanduíche natural que normalmente é preparado com pão integral, queijo light, peito de perú grelhado e verduras frescas. Pode-se também citar iogurtes preparados visando melhor qualidade de vida, como por exemplo, danoninhos, actívia, e outros.

Pode-se ainda incluir na lista de alimentos saudáveis que as crianças gostam o preparo de verduras e legumes ornamentados em forma de carinhas felizes e brinquedos, que estimulam a criatividade infantil e acabam ganhando a empatia dos pequenos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: