Topo

4 dicas para usar panelas de ferro

Comente

Os amantes de boa culinária certamente preferem cozinhar nas panelas de ferro, estas são bastante resistentes e atingem temperaturas muito mais altas, outra vantagem de cozinhar com estas panelas está por conta de sua baixa condutividade, proporcionando um aquecimento em sua superfície por igual, o que é o resultado de um cozimento interessante e homogêneo dos alimentos.

A grande vantagem das panelas de ferro fundido está em suas propriedades liberadas durante a cocção dos alimentos, esta que além de colaborar para acentuar o sabor é excelente para a saúde. Na utilização deste tipo de panela, você irá enriquecer os alimentos com ferro, um nutriente fundamental para o melhor funcionamento do organismo.

4 dicas para usar panelas de ferro

O que devemos fazer antes de utilizar uma panela de ferro pela primeira vez?

De forma geral, as panelas de ferro fundido saem de fábrica curadas, este processo permite que os poros da panela sejam impregnados por óleo ou gordura, mas na dúvida é importante a curar antes de utilizar da primeira vez.

Veja também:

O processo de cura deverá ser feito sempre a cada cinco lavagens da panela, o sabão ou detergente removem a gordura, e este processo protege a panela para que não ocorra ferrugem, quando este processo é bem feito, a panela irá apresentar uma coloração preta bastante pronunciada.

Como lavar as panelas de ferro fundido?

Para que você possa lavar as panelas, é interessante utilizar sabão neutro, preferencialmente em barra, o detergente poderá deixar resíduos nos poros, por isto evite utilizar esponjas que sejam muito abrasivas, elas tiram a proteção natural que é formada pela panela de acordo com seu uso.

Como preservar as panelas de ferro fundido?

Jamais seque uma panela de ferro fundido com um pano, para a secar, procure utilizar uma fonte de calor, você poderá a colocar para secar ao sol ou no fogão, o que devera fazer com que toda a umidade seja eliminada, evitando assim a ferrugem da panela.

Como evitar a ferrugem nas panelas de ferro fundido?

Caso a ferrugem atinja uma área grande da panela, é necessário a colocar de molho em vinagre comum por 30 minutos, depois deste período, se utilize de uma escova de aço para remover a ferrugem e finalize com uma palha de aço, em seguida lave e realize a cura da panela.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: