Topo

Camada de ozônio está se recuperando? Verdade ou mentira?

Comente

Nos últimos dias uma série de notícias começaram a circular pela internet dando conta de uma possível recuperação dos camada de ozônio. E, ao que tudo indica, de acordo com as pesquisas que estão sendo feitas e com o acompanhamento que está sendo realizado pelos cientistas, realmente a proteção da Terra pode estar apresentando leves sinais de melhoria. 

Camada de ozônio está se recuperando? Verdade ou mentira?

De acordo com as informações que foram divulgadas pelos pesquisadores da área, a camada de ozônio estaria se recuperando e regenerando a circulação de ventos no planeta inteiro, mas especialmente no Hemisfério Sul. Tudo indica também que a recuperação estejam associadas às medidas acordadas e propostas em ação a partir da assinatura do Protocolo de Montreal, que aconteceu no ano de 1987.

O Protocolo de Montreal estabeleceu as diretrizes para frear a fabricação e uso de agentes associados com a destruição da camada de ozônio que envolve o planeta, entre eles os clorofluorocarbonetos – substâncias conhecidas popularmente como CFCs. Já no início dos anos 2000, se registrou uma queda significativa nas concentrações desses materiais na atmosfera, assim como o início da recuperação da camada de ozônio em escala global e da redução do colossal “buraco” que existia nela sobre a Antártida.

Na mesma época, os dados também mostraram que a circulação dos ventos registrados em decorrência das alterações que aconteceram na atmosfera devido as substancias que prejudicam a camada de ozônio passaram a normalizar. Como tudo faz parte de um grande sistema, a mudança na ocorrência dos ventos acaba afetando as correntes marítimas e o clima de uma forma geral. 

Os estudos mais recentes, uma década depois, revelaram que os deslocamentos dos ventos frearam ainda mais, o que acaba sendo um claro sinal de recuperação da camada de ozônio e uma maior proteção da entrada dos raios solares diretamente no nosso ecossistema. 
Mesmo apresentando estes sinais de recuperação, os cientistas afirmam que os resultados devem ser analisados e interpretados com cautela. Isso não significa que todos os problemas envolvendo os gases e o efeito estufa no planeta estejam resolvidos.  


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: