Topo

Fatos curiosos que você provavelmente não conhecia a respeito da música

Agenda de shows, listas e notícias sobre música, você confere aqui, no Click Grátis! Fatos curiosos que você provavelmente não conhecia a respeito da música
Publicidade
Comente

Que a música pode exercer uma enorme influência sobre as pessoas, ninguém duvida, mas, será que isso é tudo o que há de interessante por trás de toda a sonoridade musical? A resposta a essa pergunta é, não. Existem alguns detalhes curiosos e absolutamente interessantes que nem todo mundo conhece a respeito da música, e é justamente sobre alguns deles que falaremos a seguir. Confira!

Coisas que você provavelmente não sabia sobre música

Coisas que você provavelmente não sabia sobre música

Ouvir música triste te faz sentir saudade e não tristeza

Segundo um novo estudo japonês, os fãs de música triste podem estar na verdade em busca de boas emoções (hein?!). A pesquisa afirma que músicas lúgubres tendem a provocar boas emoções e saudade. Dessa forma, provar a tristeza através da arte causaria uma sensação agradável.

Publicidade

Outro estudo, este de 2011, já mostrou que ouvir canções tristes ou felizes pode resultar na mudança de emoções e até mudar a percepção do que outras pessoas sentem. A saudade foi o principal sentimento apontado no estudo.

Refrão repetitivo é sinônimo de popularidade

Mesmo que você odeie sertanejo, é possível que em algum momento já tenha se flagrado cantarolando ainda que mentalmente um “ai, se eu te pego” ou outra sonoridade do gênero, certo? Pois bem, a explicação pra isso é a de que refrões repetitivos têm potencial para se tornarem sucessos, ainda que na visão de quem tem um senso crítico mais apurado, a coisa não soe tão bem assim. É a famosa “música chiclete”.

Leia também:

Músicas ouvidas frequentemente permanecem por mais tempo na mente

Publicidade

Esse fenômeno é conhecido como efeito de exposição, que é quando a pessoa ouve a mesma música em excesso e depois por mais que tente não consegue tirar a referida canção da cabeça. Quer seja por vontade própria ou não, a exposição prolongada a uma música pode causar duas sensações distintas na pessoa: a de amar ou a de odiar a mesma.

Música predileta

Segundo pesquisas realizadas no Reino Unido, a escolha da música favorita de uma pessoa está relacionada a situações de emoção intensa. Isso significa que na maioria das vezes a música escolhida como preferida é aquela que tem ligação com alguma motivação ou história emocional.

Inteligência

Em um experimento com 144 crianças, pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, concluíram que crianças que participaram de grupos de aulas de música tiveram um aumento no QI e desenvolvimento acadêmico. Outro estudo mostrou que o cérebro de um músico é desenvolvido de tal forma que os deixam mais alertas, calmos e dispostos a aprender.

Musica te faz gastar dinheiro

Música alta em bares pode fazer com que os clientes aumentem o consumo de álcool. Já em lojas de flores, a música romântica pode ajudar os apaixonados a gastarem mais em presentes. Ao menos é isso que sugere uma pesquisa feita por cientistas de uma Universidade francesa.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: