Se o TikTok ainda não pode ser considerado como a rede social mais popular do mundo, pois as plataformas da Meta, como o Facebook e o Instagram, ainda ganham em termos de quantidade de usuários, ele pode ser considerado como uma das principais formas de engajamento e de retenção de pessoas na frente das telas, especialmente quando estamos falando dos mais jovens.
A plataforma de vídeos curtos acabou conquistando o público não apenas a partir do seu conteúdo, mas também pela vasta quantidade de opções disponíveis para os criadores. E, mesmo que as imagens em movimento sejam as principais estrelas, as músicas acabam tendo um papel fundamental.
E a plataforma acabou se consolidando como uma das principais formas de viralizar os mais variados tipos de conteúdo, incluindo as músicas. Inclusive grandes gravadoras acabaram passando a adotar uma estratégia de lançamento de novas músicas e artistas justamente com o impulsionamento dos vídeos no TikTok.
A receita é basicamente a seguinte: os artistas disponibilizam suas músicas na plataforma, que passam a ser utilizadas junto com os vídeos pelos criadores. Se ela se tornar um grande sucesso, a tendência é de que as pessoas se interessem e busquem pelas músicas também em outros serviços, como os streamings. E isso também ajuda na fama do músico.
Para quem trabalha como artista independente, essa também pode ser uma estratégia interessante para conseguir viralizar músicas. Confira algumas dicas para quem deseja tornar sua música um grande sucesso dentro da plataforma de vídeos curtos.
Utilize a metanarrativa
Esse é um termo que acabou se tornando bastante comum entre os especialistas em conteúdos para redes sociais, e que basicamente está relacionado a história que acontece no vídeo e a forma como ela pode acabar se conectando com a música. Este tipo de conteúdo acaba sendo melhor consumido dentro da plataforma quando é colocado como legenda ou textos ao longo do vídeo.
Utilize um texto mais denso
Uma das estratégias que os criadores de conteúdo profissionais acabam utilizando bastante é criar gatilhos que acabam fazendo com que o usuário assista novamente o mesmo conteúdo. Uma boa forma de fazer isso acaba sendo utilizar um texto que tenha conteúdo um pouco mais denso. Com mais histórias e lições para serem compreendidas, maior a chance do usuário ter que assistir ao vídeo novamente.
Informações flash
Estratégias que também acabam dando muito certo é quando os criadores acabam indicando algum tipo de informação ou de conteúdo que aparece muito rapidamente no vídeo. Neste caso, muito provavelmente os usuários terão que assistir novamente para conseguir entender o que foi ali colocado. Mas é importante que o gancho criado antes disso realmente garanta que exista um real interesse do usuário buscar aquele dado. Caso contrário, pode ser simplesmente que ele passe batido.
Busque a interação do público
Como qualquer uma boa rede social, aqueles conteúdos que conseguem provocar mais reações dos usuários acabam viralizando com muito mais facilidade. Portanto, é sempre muito importante criar conteúdos que desafiem o público a participar da conversa de uma forma geral. Pode ser um pedido de opinião, ou ainda um pedido de recomendação de algo. Sempre funciona bastante quando os usuários conseguem engajar o seu público em um determinado post.
Aposte no ensino
Quando falamos em ensino neste contexto, não estamos falando necessariamente apenas daquele ensino tradicional. Basicamente estamos nos referindo a uma característica dos usuários do TikTok: eles adoram aprender coisas. Inclusive existem diversas pesquisas que indicam uma maior inclinação justamente para os conteúdos de ensino do que entretenimento de uma forma geral. O ideal é buscar conteúdos que consigam combinar algum tipo de ensinamento com as dicas citadas anteriormente, tornando a postagem mais capaz de prender os usuários.
Corte abrupto
Muitos usuários já devem acabar ter se deparado com alguns conteúdos em vídeo que acabam sendo cortados na nota final de uma determinada música ou ainda na palavra final de uma determinada fala. Por mais que muitos acreditem que se trata de alguma falha ou descuido, na verdade é muito provável que tenha sido algo proposital. Pesquisas indicam que estes vídeos acabam apresentando uma maior taxa de retenção, que basicamente faz com que os usuários assistam novamente.
Crie um loop
Os vídeos que conseguem terminar e começar no mesmo ponto também fazem bastante sucesso na plataforma. O chamado loop contínuo faz com que muitos usuários assistam mais de uma vez o conteúdo, sem que eles de fato se atentem para isso.
Comentários (0) Postar um Comentário