As rachaduras que vão surgindo nos pés ao longo dos tempos podem acabar se tornando um problema mais grave. Afinal de contas, os pés são a base do corpo, e qualquer problema pode acabar fazendo com que as pessoas tenham mais dificuldades para conseguir fazer coisas simples do dia a dia, como caminhar e se movimentar.
Outro agravante é o fato de que, na grande maioria dos casos, as pessoas acabam tendo que ficar boa parte do seu dia com os pés completamente fechados dentro dos calçados. E isso faz com que exista uma maior pressão na região, tornando a pele mais sensível. Ao mesmo tempo que este também acaba se tornando um dos principais motivos do surgimento de alguns problemas, como os famosos pés rachados.
A principal causa do surgimento das rachaduras nos pés é justamente toda a fricção que acontece entre os pés e as meias e também os calçados de uma forma geral. Isso vai fazendo com que a pele dos pés vá se tornando mas espessa, principalmente na região dos calcanhares. Depois disso essas áreas vão acabar se tornando mais sensíveis a partir do surgimento de algumas fissuras. E isso pode causar incômodos e dores, chegando até mesmo a causar sangramentos.
A situação costuma se tornar ainda mais graves em função do peso corporal que os pés acabam tendo que suportar. A forma de andar das pessoas também pode acabar fazendo com que exista uma maior pressão nas plantas dos pés, tornando as fissuras e os sangramentos mais graves.
Para quem sofre com este tipo de problema, confira algumas dicas de tratamentos mais naturais e caseiros que podem ser aplicados diretamente nesta parte do corpo:
Vaselina
Mesmo sendo um produto industrializado, a vaselina acaba se tornando a base para a produção de uma série de outros produtos, especialmente cremes e afins. Ele acaba sendo muito interessante para as pessoas que possuem pés rachados. Mesmo não atuando como um hidratante, sua ação conta com algumas propriedades que ajudam a resolver o problema.
A vaselina, quando aplicada nesta parte do corpo, acaba criando basicamente uma camada de proteção, reduzindo a perda de água que acontece na pele dessa área do corpo e fazendo com que os pés se mantenham mais protegidos.
Glicerina
Já a glicerina é outro produto que pode ser encontrado com uma certa facilidade. Basicamente é um tipo de óleo vegetal, contendo uma grande quantidade de gordura que ajuda justamente neste processo de proteção. A dica para que ele consiga oferecer uma camada extra de proteção é aplicar durante as noites e deixar o produto agindo por cerca de 30 minutos, utilizando um plástico filme para aumentar a aderência do produto.
Outros óleos vegetais
Assim como a glicerina, outros óleos vegetais também acabam sendo muito interessantes no tratamento deste tipo de problema. Dentre os mais recomendados pelos especialistas estão o azeite de oliva e também o óleo de coco, já que ambos também possuem uma boa quantidade de gordura na sua composição.
Para aproveitar melhor essas características destes óleos vegetais, as pessoas podem criar uma espécie de creme ou de bálsamo misturando partes iguais dos dois. Depois, aplique nos pés por cerca de 30 minutos, também utilizando um plástico filme para aumentar a aderência.
Manteiga de cacau
Uma grande quantidade de pessoas acaba lembrando da manteiga de cacau especialmente durante as temperaturas mais frias, passando nos lábios para que eles fiquem mais hidratados e evitando a descamação. Mas este produto também acaba sendo muito interessante para ser aplicado nos pés, ajudando na hidratação das rachaduras.
Água morna
Em determinados casos, as pessoas podem acabar apostando em um escalda pés com água morna, que é basicamente deixar os pés de molho durante um certo tempo. Ele pode ser utilizado em combinação com outros tratamentos, uma vez que a água morna ajuda a preparar a pele para que ela consiga se tornar mais receptível aos produtos que serão aplicados na sequência.
Esfoliação
A esfoliação é uma forma de amenizar o problema, já que ela ajuda com que as pessoas se livrem das camadas mais mortas de pele e promove a renovação celular nesta área do corpo. Ela pode ser feita pela própria pessoa, utilizando superfícies e acessórios mais ásperos, como a pedra pomes. Mas é preciso ter cuidado para não tornar a pele muito sensível.
Comentários (0) Postar um Comentário