Topo

Sopas e caldos: confira dicas para não errar no preparo

Receita é uma das prediletas para os dias mais frios do ano.
Publicidade
Comente

Mesmo que o Brasil não seja propriamente considerado como um país com temperaturas muito baixas na sua grande extensão territorial, as sopas e os caldos fazem parte do dia a dia a da cultura gastronômica das mais variadas regiões. Afinal de contas, este é um alimento que pode ter um custo muito interessante e ser bastante nutritivo, permitindo que as pessoas tenham uma opção mais completa, mesmo pagando pouco.

Sopas e caldos: confira dicas para não errar no preparo

A história das sopas na alimentação dos humanos é tão antiga quanto a história do próprio cozimento dos alimentos. Caldos, sopas e ensopados, durante milhares de anos, eram a base da alimentação dos seres humanos, já que o cozimento era mais efetivo quando os alimentos eram aquecidos dentro da água.

Mas, em termos de achados históricos, a evidência arqueológica mais antiga vem da caverna de Xianrendong, província de Jiangxi, na China. O primeiro exemplo de uma tigela de sopa remonta ao ano de 20.000 a.C. A cerâmica antiga exibia marcas de queimaduras, o que sugere que o usuário estivesse fazendo algum tipo de sopa quente.

Publicidade

Basicamente uma sopa é caldo com diversos itens, incluindo carnes, verduras, legumes, grãos, dentre outros. Existem muitas receitas diferentes para as sopas, e algumas delas acabaram se tornando bastante clássicas e conhecidas ao redor do planeta. 

Para quem está pensando em preparar uma boa sopa ou um bom caldo, confira algumas dicas que podem ser aproveitadas, independente da receita que esteja sendo feita:

Prefira sempre ingredientes frescos

Um dos segredos para uma boa sopa, independente da receita que estiver sendo feita, é optar sempre pelos alimentos e ingredientes mais frescos possíveis. Isso vale especialmente para as escolhas dos vegetais, já que eles acabam se tornando a base da grande maioria das sopas preparadas para o dia a dia. 

Publicidade

Além de garantir que a sopa fique mais saborosa e também mais colorida, a partir do momento que os vegetais são mais frescos as pessoas garantem que suas sopas se tornem mais interessantes do ponto de vista nutricional. 

Prepare os seus próprios caldos de carne ou vegetais

Outro ingrediente que costuma estar presente na grande maioria das sopas são os caldos. O preparo de um bom caldo consiste basicamente em saborizar e enriquecer a água que será utilizada para o preparo da sopa. Hoje em dia existem os caldos industriais, que são tablets com uma grande concentração de sabores que, quando diluídos na água, criam os caldos.

Mas um dos problemas dos caldos industriais é a alta concentração de sódio que eles possuem, além de nem sempre trazer o sabor que realmente é esperado. Por isso, uma boa sopa deve ser feita com caldos caseiros, que podem ser feitos basicamente cozinhando carnes ou cascas de vegetais durante um bom tempo até que o sabor esteja presente na água.

Prefira proteínas magras

Tirando algumas sopas que são bastante específicas e que acabam sendo feitas com proteínas mais gordas, na grande maioria dos casos as proteínas mais indicadas para o preparo das sopas são as magras. A gordura presente nas carnes pode acabar tornando a sopa muito pesada. Além disso, em determinadas receitas as gorduras acabam não se misturando de uma forma muito efetiva no caldo, e isso faz com que tanto a aparência quanto o gosto fiquem estranhos. 

Prefira os grãos integrais

Os grãos costumam fazer parte das receitas de sopas e caldos de uma forma geral. Para isso, pode acabar sendo mais interessante utilizar sempre os grãos que sejam integrais, incluindo quinoa e cevada, que acabam deixando a sopa muito nutritiva e também muito mais interessante em termos de sabor. 

Os grãos integrais ainda acabam tendo um efeito muito interessante no organismo, sendo digeridos de uma forma mais lenta. Isso promove uma maior sensação de saciedade, fazendo que as sopas realmente possam ser consideradas como uma refeição completa. Os grãos integrais ajudam ainda a manter o intestino em dia, dentre outros benefícios.

Saborize com especiarias

As sopas acabam dependendo muito dos temperos que são utilizados para que os caldos se tornem mais saborosos. Por isso, é muito importante utilizar diferentes especiarias durante o preparo. Alguns dos mais interessantes para os caldos são açafrão, gengibre ou pimenta que, por serem mais fortes, conseguem levantar o gosto de todos os ingredientes que estão ali presentes no preparo. 

Além do sabor, muitos dois temperos e especiarias acabam trazendo efeitos muito interessantes para o organismo. Pimentas, por exemplo, são importantes termogênicos, acelerando o funcionamento do organismo de uma forma geral. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: