Topo

Erros que convidados cometem em casamentos e que devem ser evitados

Dicas de beleza, moda feminina e tudo sobre etiqueta, você vê sempre aqui, no Click Grátis! Erros que convidados cometem em casamentos e que devem ser evitados
Publicidade
Comente

O casamento é um momento único para os noivos e por isso mesmo eles pensam com carinho em cada detalhe da cerimônia (e festa) a fim de agradar os convidados e deixá-los em situação absolutamente confortável na ocasião.

Apesar disso, porém, o sucesso de uma cerimônia de casamento também depende em muito do comportamento e discrição dos convidados, até porque, nada pior que receber pessoas que ficam dando vexame em público em um momento tão especial.

O fato, porém, é que ainda hoje muita gente comete erros graves no que diz respeito à etiqueta e acaba por comprometer eventualmente todo o brilhantismo da celebração.

Publicidade

Sabendo disso, portanto, decidimos apresentar a seguir algumas dicas de comportamento para que os convidados possam evitar o mico, prevenindo-se assim dos erros mais comuns vistos em cerimônias de casamento. Confira!

Micos que devem ser evitados pelos convidados no casamento

Micos que devem ser evitados pelos convidados no casamento

Usar branco

Em um casamento tradicional, o branco é uma exclusividade da noiva, por isso, usar essa cor sendo apenas um convidado é um erro grave, mico na certa.

Publicidade

Dito isso, a menos que o convite tenha solicitado expressamente o uso de peças brancas, o melhor a fazer é respeitar a tradição e a cerimônia. Existem inúmeras outras cores que podem cair bem, portanto, “competir” com a noiva pelo branco é algo absolutamente desnecessário.

Vale ressaltar que, nos casos de casamento na praia com os pés na areia, o uso do branco pode ser uma opção, mas mesmo nesse caso, é importante conversar antes com os noivos para ver quais são as recomendações. Cerimonialistas recomendam não correr o risco.

Leia também:

Madrinhas de roupas pretas

Tradicionalmente no Brasil, a cor preta é usada em momentos de luto, o que – piadas à parte – na realidade não tem nada a ver com a ocasião de um casamento. Diante disso, portanto, as madrinhas devem evitar usar roupas nessa tonalidade.

Para aquelas que apreciam cores escuras em eventos de gala, uma sugestão é utilizar cores como azul-marinho ou vinho, que são escuras e elegantes. Agora, vale dizer, que essa é uma regra baseada em tradições e que naturalmente deixa de ser válida mediante uma solicitação explícita dos noivos.

Exagero nos detalhes

Aqui a regra que impera é similar à do uso do branco. Antes de se arrumar para um casamento, as convidadas precisam ter em mente que esse é o dia da noiva, pelo que, usar um look com a intenção de chamar mais a atenção do que a própria dona da festa tende a ser um erro gravíssimo.

É claro que ninguém deve ir de qualquer jeito para a cerimônia, mas, pegar leve nos detalhes não vai fazer mal ao visual de ninguém. De acordo com especialistas, a lista de roupas que devem ser evitados pelas convidadas inclui babados, brilhos e rendas exageradas.

Falta de pontualidade

Chegar atrasado em um casamento é outro grande erro, por isso, independente do horário especificado no convite para o início da cerimônia, é papel dos pais dos noivos e padrinhos chegarem ao local pelo menos meia hora antes. Esse tempo costuma ser suficiente para a organização dos últimos detalhes.

Para quem é apenas convidado, a regra de chegar dentro do horário também é válida, mas nesse caso basta chegar quinze minutos antes do horário marcado para o início, esse tempo será suficiente para buscar uma acomodação adequada e aguardar a prestigiada entrada da noiva.

Aparição surpresa

Tradicionalmente, os noivos enviam convites para o casamento solicitando a confirmação da presença com antecedência. Isso é importante para que os organizadores saibam com precisão a quantidade necessária de comida, bebida e lembrancinhas para a ocasião.

Dito isso, chegar à festa sem ter confirmado com antecedência (ou mesmo após ter dito que não ia) é outro grande erro, pelo que, diante dessas circunstâncias é melhor não comparecer do que chegar de surpresa.

Outro erro clássico dentro desse contexto é transferir o convite a outra pessoa, os noivos podem não gostar da ideia de se deparar com pessoas que não estavam na lista.

Pular a cerimônia

Ainda que não tenha a mesma religião dos noivos, um convidado precisa se esforçar para se fazer presente durante a cerimônia, do contrário, seria um grande mico comparecer à festa.

Se os noivos enviaram o convite para a cerimônia e festa é porque eles desejam receber os amigos em ambas ocasiões no aguardado grande dia, é melhor não decepcioná-los.

Levar o presente para a festa

Ainda acontece muito, mas, tradicionalmente é um grande erro levar o presente de casamento para entregar na festa. Isso é válido até por uma questão de logística, afinal, após o casamento o que os noivos querem é ir para a lua de mel e não ficarem preocupados com o transporte dos presentes.

Na maioria das vezes os noivos especificam o local para onde os presentes devem ser enviados ou deixam uma lista de presentes em algumas lojas para que os convidados possam comprar e guardar os itens até que o casal compareça para retirá-los.

No caso da lista, se desejar presentear os noivos com artigos de uma loja diferente da sugerida, a dica é enviar o item alguns dias antes da cerimônia por meio de algum parente próximo aos noivos ou levar diretamente na casa dos mesmos.

Esquecer das crianças

É obvio que o comportamento das crianças tende a ser diferente em relação aos adultos em quaisquer circunstâncias, isso precisa ser respeitado. Apesar disso, porém, não é necessário deixar as crianças fora do casamento.

Em todo caso, ao levar os pequenos os pais também precisam ficar de olhos atentos para evitar eventuais acidentes com garçons carregando bandejas ou mesmo aparições em lugares reservados a noivos e padrinhos. Esquecer de vigiar os filhos na festa é um erro com grande potencial para vexames.

Chances para o mico

De modo geral, os noivos que organizam celebrações mais abastadas se preocupam em oferecer o melhor em comes e bebes aos seus convidados, o que inclui eventualmente uma mesa farta e grande variedade de bebidas alcoólicas.

Nesse caso, mesmo tendo bebida à vontade, o convidado precisa manter a discrição para não exagerar no consumo do álcool, afinal, nada pior que pagar mico vomitando na festa ou sendo desagradável com os demais convidados.

E aí, gostou das dicas? Fique à vontade para compartilhar com os amigos e familiares, afinal, ninguém gostaria de sair por aí dando vexame em casamentos, não é verdade?


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: