Topo

Entenda a relação entre estresse e queda de cabelo

Comente

Diversos são os motivos que podem acabar causando a queda dos fios de cabelos. Apesar dos homens sofrerem mais com este tipo de problema, em função das características dos seu próprio organismo, as mulheres também perdem cabelo. E o estresse pode estar profundamente relacionado com este tipo de problema. 

Muitas pessoas acabam percebendo que existe um aumento na queda dos fios quando se passa por alguma situação estressante, especialmente aquelas que acabam durando mais tempo. É um caso bastante comum em tempos de pandemia e de isolamento social, por exemplo. 

Entenda a relação entre estresse e queda de cabelo

O estresse pode ser considerado como uma situação que acaba gerando uma série de reações do corpo humano. Os especialistas afirmam que o estresse foi fundamental para a nossa evolução quanto espécie. Sempre que o corpo percebe que a pessoa está em uma situação complicada, existe uma série de reações, como a liberação de mais adrenalina, que acelera o coração, e cortisol, que eleva a pressão e o aporte de energia nos músculos. 

Veja também:

Tudo isso, do ponto de vista fisiológico, acabaria preparando o corpo das pessoas para uma possível reação. O problema é que nem sempre as situações que causam o estresse exigem uma reação física. Com isso, este aumento na produção de determinados hormônios causam uma série de problemas.

No caso específico para a queda dos cabelos, o problema é justamente o aumento do cortisol no organismo de uma forma geral. O seu excesso provoca alterações nessas funções, podendo causar diversas complicações, como diabetes, hipertensão, osteoporose e aumento de peso. Além disso, o abuso do álcool, o cigarro, as noites mal dormidas e o excesso de tarefas, ingredientes comuns do momento atual de pandemia, são agravantes poderosos na relação entre estresse e queda dos fios.

Alguns outros fatores internos também podem acabar causando a reação da perda dos fios de cabelos. Processos inflamatórios, por exemplo, podem fazer com que os bases dos fios dos cabelos fiquem mais fracos. Com isso, a queda acaba acontecendo. Além disso, fatores nutricionais também acabam tendo um impacto direto na saúde dos fios de uma forma geral. Pessoas que sofrem de anemia e a falta de vitaminas acabam se tornando fatores importantes. 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: