Topo

Com a chegada do Verão, praias do Rio ficam impróprias para banho

Publicidade
Comente

As pessoas que moram na cidade do Rio de Janeiro e que gostam das praias que podem ser encontradas ao longo da costa da cidade não precisam esperar chegar a temporada de férias para conseguir dar um bom mergulho nas águas. Mas as pessoas que não moram na cidade e que amam o Rio geralmente precisam esperar este período de descanso para conseguirem realmente tomar um bom banho e se refrescar.

O problema é que parece que esperar até as férias de verão não está sendo mais considerada uma boa opção para os banhistas. De acordo com as informações que foram repassadas para pela imprensa local, algumas das mais conhecidas praias da cidade do Rio de Janeiro estão sem condições de banho, como é o caso de Ipanema e também da badalada praia do Leblon. De acordo com os órgãos responsáveis pelo controle da qualidade da água, pelo menos uma em cada três medições aparece que as praias estão impróprias para os banhistas. E de acordo com os especialistas, o verão e as suas chuvas agravam o problema.

A questão é mais complicada do que se pode imaginar, especialmente para os banhistas que estão apenas procurando uma forma de se refrescarem um pouco em algumas das praias mais conhecidas e interessantes da cidade. Isso porque não existe, na grande maioria dos casos, nenhum aviso nestas praias alertando os turistas que as águas são impróprias para banho. Além disso, muitas vezes, o fato da água estar com uma cor mais clara não quer dizer que ela esteja limpa e liberada para o banho.

Informações estão sendo providenciadas

praias-do-rio-improprias-para-banho

Publicidade

De acordo com os órgãos responsáveis por medir a qualidade da água, existe um projeto atualmente em andamento para a instalação de alguns painéis eletrônicos nas praias que poderão informar os banhistas e demais interessados, em tempo real, qual a situação daquela determinada faixa de água e se ela está sendo considerada própria para banho ou não. A previsão da Prefeitura é que estes painéis sejam instalados até as Olimpíadas de 2016.

O sistema vai permitir que sejam feitas atualizações constantes e em tempo real, da situação. Como o painel eletrônico estará integrado com o sistema de medição da qualidade da água, toda informação será centralizada e os banhistas terão a segurança de sempre contar com as informações mais atualizadas possíveis. Mas até que estes painéis não sejam instalados, a dica é que os banhistas sempre acompanhem as informações fornecidas através do site do Inea e também da mídia.

Publicidade

Uma outra situação que acaba sendo levantada por alguns profissionais independentes que acompanham a situação das praias do Rio de Janeiro é a política. Muitas vezes os políticos vetam a sinalização de praias que não estão próprias para o banho pensando somente no impacto que este tipo de informação poderá ter nos turistas que justamente procuram o Rio de Janeiro para desfrutar das praias que são próximas a cidade propriamente dita.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: