Topo

Ibope confirma que audiência da TV em tempo real é inútil

Buscando se esquivar das suspeitas levantadas pelos agentes da Rede Record, a defesa do Ibope confirmou que de fato, a audiência em tempo real da Tv é apenas...
Publicidade
Comente

Os índices de audiência no Brasil são medidos através de uma tecnologia inserida em um aparelho chamado de people-meter, que é o dispositivo responsável por armazenar informações relativas à quantidade de televisores que estão ligados em uma determinada região, bem como quais são as pessoas que estão assistindo a mesma a cada instante.

A empresa responsável por essa tecnologia e que opera em caráter de exclusividade no País é o Ibope. Os dados coletados pela empresa são compartilhados em tempo real com cada emissora e enviados em forma de relatório de audiência consolidada sempre no dia seguinte ao que se deu a coleta dos índices.

Para se ter uma ideia da importância dos índices enviados pelo Ibope, emissoras como a Record e SBT se deixam guiar pelos dados para determinar até mesmo quanto tempo uma atração ou personalidade deverá permanecer no ar, além de em alguns casos poder se guiar também para saber quando deverá ser chamado o intervalo comercial, entretanto, nos últimos meses, algumas dúvidas têm sido levantadas pela Record em relação às métricas de audiência, e o caso foi parar na justiça, entenda um pouco mais sobre isso na sequência.

Record move ação contra Ibope – Entenda

Publicidade

Os dados do Ibope tem sido considerados, no Brasil, a palavra final no que diz respeito à audiência televisiva, entretanto, os até então incontestáveis índices da empresa, passaram recentemente por um período conturbado, quando a Record decidiu, no último mês de Junho, entrar com uma ação na justiça alegando discrepância entre as informações enviadas em tempo real e as enviadas no relatório de audiência consolidada.

A ação movida pela Record tinha, aparentemente, a intenção de trazer à tona as suspeitas em relação à credibilidade dos índices de audiência apresentados pelo Ibope em tempo real, pelo que a emissora desejava rescindir o contrato com a empresa e obrigar-lhe a indenizá-la com uma quantia milionária. Para mover a ação, a Record se muniu de levantamentos realizados por Becker, mestre em TV Digital e Doutor em Engenharia Elétrica que foi contratado pela emissora no início do ano com essa finalidade.

Além da rescisão de contrato e indenização, a emissora tinha ainda interesse em saber informações sigilosas do Ibope, uma espécie de “caixa preta” da companhia para saber exatamente onde estão localizados cada um dos aparelhos responsáveis pelas medição da audiência das emissoras.

Publicidade

Leia também:

Ibope confirma que audiência da TV em tempo real é inútil

audiencia-medida-pelo-ibope-no-brasil-e-inutil
Buscando se esquivar das suspeitas levantadas pelos agentes da Rede Record, a defesa do Ibope confirmou que, de fato, a audiência em tempo real da TV é apenas uma estimativa feita, mas que não deve servir como parâmetro para influenciar as emissoras, mas sim o relatório consolidado, que segundo a empresa continua crível.

Em uma nota divulgada no Notícias da TV, as declarações da empresa foram as de que ela: “sempre orienta seus clientes e a imprensa a utilizar apenas dados consolidados de audiência do dia seguinte à transmissão, e não os índices prévios do real time, porque eles podem sofrer ajustes”.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: