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Comércio usa conjunto de estratégias para atrair mais clientes no Natal - veja quais são

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A maioria das pessoas tem consciência de que o Natal, antes de qualquer coisa, se tornou uma data comercial. Apesar disso, no entanto, são poucas as que conhecem ou param para analisar a fundo o conjunto de estratégias adotadas pelo comércio para ‘seduzir’ os consumidores nesse período.

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Diante disso, decidimos apresentar a seguir uma lista que mostra cada uma dos principais truques adotados e como eles podem acabar levando o consumidor a gastos excessivos e até mesmo desnecessários nessa época festiva. Veja!

Comércio usa conjunto de estratégias para atrair mais clientes no Natal – veja quais são

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Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que as estratégias comerciais não devem ser encaradas como algo negativo em sua essência, afinal, na maioria das vezes as técnicas de vendas andam de mãos dadas com as estratégias de valorização do cliente, o que naturalmente é algo desejável e louvável.

Apesar disso, o consumidor deve se manter atento ao seu orçamento, do contrário, ele pode acabar cedendo às tentações e abusando dos gastos e fazendo dívidas de curto, médio e longo prazo. Dito isso, vamos às estratégias mais comumente encontradas.

Destaque para os parcelamentos

Embora nem todos os comércios lancem mão desse artifício, a técnica costuma se mostrar positiva aos lojistas na maioria das vezes. Ela consiste na exposição do preço do produto parcelado, com foco principalmente na facilidade de pagamento.

Nos estabelecimentos que focam esse tipo de estratégia, as promoções geralmente estão orientadas à maiores prazos e condições e não necessariamente à redução do preço dos produtos.

Apesar de a medida mostrar-se interessante para quem precisa adquirir um bem com urgência, há a questão dos juros, que geralmente são excessivos e passam despercebidos pelos consumidores. Vale a atenção quanto a isso.

Destaque para os benefícios

Ao invés de focar o produto em si, muitos comércios preferem mostrar os benefícios que o bem pode proporcionar ao consumidor. Essa estratégia parte de um novo princípio do marketing que diz que nenhum cliente compra um produto em si, mas sim o benefício que ele oferece.

A estratégia é interessante tanto para o lojista quanto para o consumidor, que por sua vez pode adquirir um bem sabendo exatamente o que esperar do mesmo. Contudo, antes de decidir pela compra é preciso cuidado para não ficar empolgado com um bem a ponto de comprometer o orçamento em função de uma aquisição desnecessária.

Foco nos anseios dos clientes

Você talvez já tenha percebido que nesse período festivo muitas lojas demonstram maior cuidado e preocupação com os clientes, o que nem de longe é uma coincidência.

Nesse período festivo o comércio busca ouvir melhor o consumidor a fim de saber exatamente o que lhe oferecer, afinal, quando um cliente tem aquilo que procura, ele dificilmente deixa o estabelecimento sem fazer uma aquisição.

Parte dessa estratégia, consiste no despertar de uma necessidade que o cliente sequer sabia que tinha, o que pode ser um problema para o consumidor que não queria gastar muito no fim de ano.

Pacotes ‘promocionais’

A criação de pacotes promocionais talvez seja a estratégia mais comum dentre as adotadas no período natalino. Essa ténica muitas vezes ajuda as empresas a se desfazerem dos itens que estão encalhados em suas prateleiras, mas que podem ser úteis aos clientes.

A estratégia consiste na oferta de itens que se complementam de alguma forma, os produtos geralmente atendem necessidades e públicos específicos.

Os exemplos incluem cestas de produtos eróticos, cestas de produtos de beleza, cestas de cuidados íntimos, cestas de chocolate, cestas de frutas, cestas de café da manhã, kits de limpeza, kits de maquiagem, kits de áudio e vídeo, kits de jogos, kits de cozinha, dentre outros.

Campanhas em redes sociais

A popularidade do uso das redes sociais é algo que impressiona até mesmo os mais leigos. Dito isso, não é de se admirar o fato de grandes empresas utilizarem esse tipo de mídia para ações publicitárias.

Campanhas que visam o engajamento dos clientes em postagens, a concessão de descontos extras, ou até mesmo a oferta de benefícios aos internautas que acompanham a marca no ambiente online, são algumas das estratégias adotadas pelas marcas tanto no período festivo quanto em outras épocas do ano.


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