Topo

5 métodos utilizados pelos japoneses para economizar dinheiro

Comente

O Japão acabou se consolidando como uma das maiores economias do planeta. O país se consolida com base nas ruas origens, já que se trata de uma nação milenar, e também se tornou conhecida por ser uma nação que conseguiu se reerguer depois das mais variadas situações desastrosas. 

Mas, além de ser uma poderosa economia, o Japão também acabou se tornando como um dos países com mais alto custo de vida do planeta. Por isso, pode ser uma tarefa extremamente complicada para os mais pobres conseguirem sobreviver do outro lado do mundo. Isso fez com que as famílias tivessem que encontrar formas de poupar dinheiro. 

5 métodos utilizados pelos japoneses para economizar dinheiro

Confira alguns métodos utilizados pelas famílias japonesas para conseguir economizar dinheiro no dia a dia:

Água quente apenas para chuveiro e banheira

Veja também:

No Japão é muito incomum encontrar, nas casas das pessoas, as máquinas de lavar mais modernas que se utilizam de água quente para lavar roupas, por exemplo. Além disso, a água quente também não costuma ser utilizada para lavar louça. Eles costumam utilizar a água quente apenas para os banhos. Aliás, eles também não duram muito, sendo no máximo de 15 minutos. 

Compras conjuntas

Uma prática que se tornou muito comum no Japão e acabou se incorporando no dia a dia da sociedade é a compra em conjunta. Trata-se de uma forma de conseguir descontos ao comprar em maior quantidade dos fornecedores. Vizinhos e amigos costumam se reunir para fazer as compras em grandes quantidades. 

Ecocap

Os japoneses criaram um dispositivo chamado Ecocap, que tem como principal objetivo reduzir os custos de água e gás. Basicamente o dispositivo é encher a água com ar, o que faz com que o consumo de água reduza pela metade. Ele também ajuda a economizar gás. 

Controle de restaurantes

Os japoneses que trabalham fora não costumam comer fora de suas casas muito frequentemente. Em média, a ida aos restaurantes fica em duas vezes por semana. A grande maioria dos trabalhadores levam marmitas das suas casas. 

Gerenciamento do orçamento

A grande maioria das famílias possuem um método de gerenciamento do orçamento, que foi chamado de Kakebo. Seus princípios básicos são dividir os custos obrigatórios e adicionais, estabelecer metas e determinar o valor pretendido para economizar, registrando diariamente todas as despesas e resumindo os gastos de cada semana e do final do mês.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: