Topo

Tarefas que as crianças podem realizar em casa

Comente

Alguns pais super protetores, não gostam da ideia de estipular tarefas domésticas para seus filhos, acreditando que não seja dever deles ajudar em casa. Na opinião de especialistas, porém, ajudar faz parte, pois a família é o primeiro tipo de comunidade em que a criança é incluída, razão pela qual ela deve aprender que cada um precisa desempenhar um papel para que tudo flua de acordo com o esperado.

E no que diz respeito às tarefas domésticas, isso é algo que deve ser ensinado tanto às meninas quanto aos meninos, dessa forma quando crescerem e forem morar sozinhos, saberão o que fazer em casa ou terão uma clara noção do que recomendar a um eventual empregado se esse for o caso.

Dito isso, os hábitos domésticos precisam ser ensinados às crianças desde cedo, sempre respeitando a faixa de idade das mesmas. Se você ainda não sabe qual o momento certo de ensinar seu filho a ser independente dentro da própria casa, veja a seguir alguns tipos de tarefas que eles podem executar desde cedo.

Tarefas que as crianças podem executar em casa

Tarefas que as crianças podem executar em casa

Tarefas para crianças de 2 a 3 anos de idade

Nessa idade a criança já pode ajudar a organizar seus próprios brinquedos com auxílio dos pais, bem como dar comida para cachorro e colocar roupa suja no cesto. Pode parecer algo simples, mas faz os pequenos se sentirem importantes, sem contar que aprendendo com os pais eles terão um tempo especial juntos.

Tarefas para crianças de 4 a 5 anos

Nessa fase a criança já pode ser incentivada a lavar louças de plástico, dobrar roupas, arrumar a própria cama, varrer pequenos espaços e regar plantas.

Leia também:

Tarefas para crianças de 6 a 7 anos

Nessa faixa etária a criança já pode aprender a cozinhar juntamente com os pais e também a manter os brinquedos em ordem. Além disso, também já é possível ensiná-la a arrumar mesa colocando e retirando a louça para as refeições, fazer seu próprio lanche, organizar a mochila para a aula do dia seguinte, e até ajudar a fazer as compras de supermercado.

Tarefas para crianças de 8 a 9 anos

Nessa fase as crianças já pode ter um pouco mais de responsabilidade, o que inclui aspirar ou varrer o chão, trocar lençóis não só de sua cama como dos pais, e até ajudar a guardar as roupas já passadas por um adulto. Além disso, a criança também já pode aprender cozinhar refeições simples, mas sempre com supervisão dos pais para evitar acidentes.

Como colocar as dicas em prática

Agora que você já sabe o tipo de tarefa que pode estipular para seu filho de acordo com sua idade, vamos ao passo mais complicado, que é colocar as dicas em prática. A primeira coisa que se deve ter em mente é que nesse caso não há motivo para ter dó da criança, pois tudo é para seu aprendizado e independência.

Não pense que ele é novinho de mais para a tarefa pois se é uma criança saudável, tem tudo o que precisa para se desenvolver dentro de casa, inclusive ajudando com as tarefas domésticas. Além do mais, os pais devem ser sempre o exemplo, não adianta dizer para as crianças fazerem as atividades se não fizer o mesmo.

Dito isso, é importante que toda família esteja envolvida nas atividades domésticas, mesmo que isso aconteça apenas em finais de semanas onde toda família está em casa. Isso é válido porque as crianças aprendem mais com exemplos do que com o que os pais dizem.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: