Topo

Quarto montessoriano: veja 5 dicas para criar um para seu filho

Comente

Quando o casal pensa na decoração do quarto do bebê, logo escolhe um tema para pintar e decorar, escolhendo também alguns móveis modernos para deixar o quarto o mais bonito possível.

A verdade, porém, é que boa parte dos móveis não será usada pelas crianças e sim pelos pais. Como o quarto é para a criança, no entanto, não parece mais correto pensar no quarto sob a ótica e necessidade da própria criança? Isso não só faz bastante sentido, como é um dos pilares pregados na educação montessoriana.

Para quem ainda não ouviu falar, trata-se de um método criado com base nas ideias da médica Maria Montessori, onde sua metodologia de ensino prioriza a autoeducação.

Quando essa ideia é aplicada na decoração do quarto da criança, o objetivo é organizar o quarto com móveis à altura dos olhos da mesma, para que ela possa assim ter autonomia e liberdade, mas tudo com segurança para que ela possa explorar seu próprio espaço.

Com essa proposta os brinquedos ficam no chão ou em móveis baixos, mas devem ser oferecidos em forma de rodízio, trocados a cada quinzena para que não vire algo monótono. Ainda seguindo a ideia, é importante evitar uma grande variedade de opções para que isso não se traduza em muita informação para criança: cinco opções é o ideal.

Outra característica do quarto montessoriano é a falta do berço, que é substituído por um colchão no chão, sem contar que as roupas também devem estar em um espaço de fácil acesso, para que com o tempo ela possa se vestir sozinha.

Para quem pretende criar um quarto montessoriano, a lista de dica inclui evitar móveis com quinas, gavetas e portas, além de modelos que possam tombar, tudo para a prevenção de acidentes. Agora, a seguir você confere maiores detalhes sobre esses e outros elementos importantes para um quarto montessoriano. Confira!

5 dicas para criar um quarto montessoriano

5 dicas para criar um quarto montessoriano

Colchão no chão

No quarto montessoriano, o colchão é colocado direto no chão, dessa forma a criança ganha autonomia para ir ou sair sozinha da cama. No caso de bebês, o ideal é colocar travesseiros e almofadas em volta para protegê-lo. Quando a criança já estiver maiorzinha, a dica é retirar o colchão do chão e colocá-lo sob uma base ou uma cama mais baixinha.

Espelho

Outro elemento importante do quarto montessoriano é o espelho, ele é importante para que o filho aprenda a se reconhecer desde cedo. A dica é colocar o espelho em uma placa de MDF ou madeira e claro, sempre muito bem preso, tudo para evitar que se quebre e os pedaços se soltem de modo a ferir a criança.

Barras nas paredes

Barras nas paredes são elementos importantes para autonomia dos pequenos. A barra afixada na parede facilita que a criança fique em pé sozinho e comece a andar.

Leia também:

Tapete sensorial

O tapete sensorial do quarto da criança deve ser confortável, isso ajuda proporcionar experiências sensoriais para os bebês e também dá liberdade para que ele possa brincar livremente pelo chão, sem que os pais tenham que se preocupar com chão frio ou sujo.

Decoração minimalista

Quando se trata de quarto de criança, a maioria dos pais deseja deixar tudo bem colorido, porém, no quarto montessoriano a decoração deve ser minimalista, ou seja, não deve conter muitos objetos e enfeites. O mais importante é que haja sempre o espaço livre para que a criança possa explorar seu próprio espaço.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: