Topo

8 coisas chatas que podem fazer as crianças aprenderem lições importantes

Comente

A maternidade é uma das coisas mais marcantes na vida do casal, afinal, nada como ver o surgimento de uma nova vida na família, o que na verdade representa a chegada de um pequeno ser indefeso que necessita de carinho e proteção contra todos os perigos do mundo.

O detalhe, porém, é que quando a criança cresce e passa a ter momentos de independência longe dos pais, eles percebem que não podem proteger os filhos de tudo, e nem mesmo devem ficar tristes se não forem convidados para uma festa ou brincadeira qualquer.

É preciso entender que há um momento na vida em que o filho precisa aprender com as próprias experiências, que nem sempre dependem da presença dos pais. Isso é importante porque a criança pode extrair aprendizado até mesmo de algumas situações chatas do cotidiano. A seguir você confere alguns exemplos e algumas dicas sobre como proceder.

Situações desagradáveis das quais os filhos podem tirar lições

Situações desagradáveis das quais os filhos podem tirar lições

Ser excluído pelos colegas em uma brincadeira

Nesse caso, por mais doloroso que seja, evite demonstrar ao seu filho que você está com pena dele. Evite também convidar o filho para brincar só com você e deixar os coleguinhas de lado. A melhor coisa a se fazer para ajudar o filho é levá-lo ao grupo de crianças e ajudá-lo a interagir.

Não ser convidado para a festa de um colega

A criança deve entender que quem está oferecendo a festa tem o direito de convidar quem quiser. Explique para seu filho que quando ele fizer uma festa ele também poderá convidar quem quiser para comemorar com ele, explicando também os motivos que leva alguém a tomar essa atitude de deixá-lo de fora, como número fixo de convidados por exemplo.

Quebrar algo de valor da família

Toda família possui suas regras, e uma muito comum é a de não jogar bola dentro de casa. Se o filho descumpriu essa regra e quebrou um objeto de valor da casa, é importante lhe ensinar que tudo tem consequências.

Se ele ganha mesada, por exemplo, ele pode pagar pelo que quebrou, ou também poderá ficar de castigo por descumprir a regra. E é bom deixar claro que isso só está sendo feito porque ele descumpriu a regra, e isso tem consequências.

Apanhar de um colega na escola

Nesse caso, claro que a primeira coisa a se fazer é cuidar do filho, mesmo que ele não tenha ferimentos no corpo, seu emocional pode estar machucado e abalado. Mostre que você se importa e ele pode contar com seu apoio a qualquer momento, e não minimize a situação dizendo que não aconteceu nada só pra ele esquecer.

Depois que ele se acalmar, ensine que isso não é algo certo a se fazer, e que violência não deve ser usada em nenhuma hipótese, mostrando a importância de reconhecer o erro e se desculpar.

Quando perde um jogo

Ensine desde cedo ao seu filho que “o importante é competir”, dessa forma ele irá aprender que em uma competição sempre haverá um vencedor e um perdedor, por isso é importante curtir o momento da competição e se divertir. Mas não se esqueça de o estimular a sempre se superar e buscar novas estratégias para que possa vencer da próxima vez.

Leia também:

Casa ou escola nova

Quando seu filho precisar mudar de escola, ou a família mudar de casa, converse com ele e diga o quanto é importante fazer novas amizades e conhecer lugares novos, dizendo também que pode levar um certo tempo para se acostumar ao novo ambiente.

Para ajudar seu filho nesse momento, a dica é conhecer os pais de outras crianças para que eles criem novos laços, convidando a nova família para um almoço ou mesmo para um passeio.

Ser o único que não sabe o segredo de um dos amigos

Ensine ao filho que todo mundo tem direito de ter privacidade, e que cada um tem o direito de escolher com quem irá compartilhar seus segredos. Deixe claro para seu filho, que o ato de um colega não querer compartilhar um segredo, não significa que ele não goste mais dele, apenas que dessa vez escolheu não compartilhar esse segredo.

Cair e ser alvo de piada dos amigos

Depois de ajudar seu filho a se levantar, explique que é comum se desequilibrar e cair, e que esse tipo de acidente pode acontecer com qualquer pessoa em qualquer idade. Pergunte a ela como ela se sentiu ao ser alvo de piada e deixe ela expressar seus sentimentos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: