Topo

8 respostas para dúvidas comuns a respeito do cocô do bebê

Dicas para pais de primeira viagem e tudo sobre educação infantil, você vê aqui no Click Grátis! 8 respostas para dúvidas comuns a respeito do cocô do bebê
Publicidade
Comente

Os pais de primeira viagem costumam ter muitas dúvidas no que diz respeito aos cuidados com o filho recém-nascido, o que é absolutamente normal considerando a falta de experiência prática nesse novo cenário.

Entre as dúvidas mais comuns, destacam-se aquelas relacionadas ao banho, alimentação e até ao cocô da criança, o que pode variar de uma pra outra e também de acordo com as semanas de vida.

Agora, vale dizer que em relação ao cocô, embora para muitos essa pareça uma questão simples, o fato é que extremamente importante que na hora de trocar as fraldas os pais observem o material evacuado pela criança, pois ele pode dizer muito sobre sua saúde.

Publicidade

Em todo caso, não existe um padrão de cocô normal, pelo quê, tudo depende da idade da criança e o tipo de alimentação. Daí a importância de os pais observarem sempre as fraldas das crianças para ficar em alerta no caso de alguma eventual alteração inesperada.

A seguir apresentamos algumas dicas importantes que podem ajudar a elucidar dúvidas comuns em relação às fezes das crianças. Veja!

Coisas que os pais precisam saber sobre o cocô dos bebês

Coisas que os pais precisam saber sobre o cocô dos bebês

É normal o bebê fazer cocô a cada nova mamada?

Publicidade

O tipo de alimento oferecido à criança pode influenciar diretamente na quantidade de vezes que ela evacua. Na prática, a tendência é que quando o bebê é alimentado apenas com o leite materno, ele faça cocô a cada vez que mama sim.

Conforme o bebê vai crescendo e consequentemente tendo sua alimentação alterada para algo mais sólido, no entanto, a frequência de evacuação começa a diminuir.

Porque às vezes o bebê não faz cocô?

Embora o bebê possa fazer cocô a cada vez que mama, isso não significa que se não fizer há algo errado como ele. Quando é alimentado exclusivamente com leite materno é possível que fique até dois dias sem fazer cocô, uma vez que o leite materno é um alimento completo e o organismo aproveita tudo o que é ingerido sem deixar resíduos.

Por outro lado, crianças que são alimentadas com fórmulas podem sofrer com intestino preso e ressecamento, podendo ser essa a razão da criança não fazer cocô diariamente. Em todo caso, o melhor é sempre contar com acompanhamento de um pediatra para entender melhor o que acontece com a criança.

Porque o recém-nascido possui o cocô escuro?

As primeiras fezes de um recém-nascido são conhecidas como mecônio. Elas têm uma coloração bem escura, não possuem cheiro e são bem viscosas. A formação vem do acúmulo do líquido que o bebê ingere ainda no ventre materno e é absolutamente normal. De modo geral o bebê elimina esse mecônio entre três a cinco dias após o parto.

Como é o cocô de um bebê que só se alimenta com leite materno?

Bebês que são alimentados exclusivamente com o leite materno costumam ter cocô com a textura liquida ou semilíquida e uma coloração que pode variar entre o amarelo e o verde-escuro. As fezes do bebê também podem conter pequenas partes mais consistentes.

Como é o cocô de um bebê que é alimentado com fórmula?

Quando o recém-nascido é alimentado com fórmula, suas fezes costumam ter a textura mais consistente ou pastosa, com odor parecido com o das fezes de adulto. Após completar seis meses de vida a criança passa a ingerir outros alimentos, como papinhas e frutas e assim suas fezes vão se tornando mais consistentes também.

Qual o significado das diferentes cores das fezes do bebê?

A coloração das fezes do bebê vai variar de acordo com o ritmo intestinal do mesmo e também do tipo de fórmula, além da qualidade do leite materno ingerido no dia e da dieta complementar nos casos de crianças que já estão ingerindo frutas e papinhas.

Em recém-nascidos é comum os pais associarem as fezes esverdeadas às crises de cólicas do bebê. Quando esse problema se inicia é sinal que o intestino do bebê está sofrendo mudanças de hábitos, como por exemplo, a diminuição no número de evacuações, mas nem sempre esse problema é relacionado à coloração das fezes. Daí a importância do acompanhamento com o pediatra.

Leia também:

Mas então não é possível saber sobre a saúde do bebê a partir das fezes?

Às vezes é possível sim, mas isso ocorre quando as fezes do bebê sofre uma mudança repentina no padrão de evacuação, nesse caso é importante avisar o quanto antes o pediatra para que ele possa identificar o motivo da alteração.

Um dos sinais de que algo está errado com o bebê é a presença de diarreia, por isso o melhor é observar se nesse caso o bebê também está sofrendo com febre e vômitos. Se o bebê tiver dificuldade em fazer cocô e o mesmo for muito consistente é possível que sua alimentação esteja deixando o intestino preso.

Outro aspecto que deve ser observado pelos pais é se há presença de sangue nas fezes, sendo esse sinal de prisão de ventre, uma vez que o bebê pode sofrer com fissuras no ânus com a passagem das fezes.

Como higienizar o bebê após a evacuação?

Para proteger o seu bebê de qualquer tipo de infecção, é importante prestar atenção aos momentos em que ele faz cocô, pois será preciso limpá-lo o quanto antes com água e sabonete neutro. Outra dica é limpar com água morna e algodão.

Vale dizer que nem sempre é necessário dar banho na criança só porque ela fez cocô. Apesar disso, é de suma importância lavar o bumbum do pequeno de preferência com água morna para evitar acúmulos de resíduos e eventuais assaduras.

Agora para quem não está em casa ou está em um local inapropriado para lavar o bumbum da criança, a dica é fazer a higienização usando lenço umedecido hipoalérgico, mas é importante não esquecer de dar banho no bebê assim que possível para eliminar quaisquer resquícios de resíduos que possam ter restado. Todo cuidado é pouco para evitar assaduras.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: