Topo

Dicas para pais: 5 atitudes simples que ajudam melhorar a relação com os filhos

Comente

Com os afazeres da vida moderna, é um grande desafio conseguir tempo para ficar com as crianças. A verdade, porém, é que mais importante que quantidade de tempo, é a qualidade do tempo investido na companhia dos pequenos.

Isso significa que, muitas vezes vale mais ler um livro meia hora antes da criança dormir para que haja um envolvimento mútuo na história, do que passar duas horas com ele no parque onde ele ficará brincando sozinho enquanto você fica com o olho grudado no celular.

A boa notícia é que, para aproveitar melhor os momentos ao lado do filho, ninguém precisa alterar drasticamente sua rotina, basta incluí-lo em pequenos momentos do cotidiano. A seguir você confere algumas dicas.

Coisas que ajudam melhorar a relação com os filhos

Coisas que ajudam melhorar a relação com os filhos

Aproveite o caminho para escola

Não importa se você vai levar seu filho a pé ou de carro para escola, esse momento pode ser muito bem aproveitado. Pergunte ao seu filho sobre como ele tem sido na escola, qual professora ou matéria ele gosta mais, sobre os colegas, ou mesmo outro assunto que seja do interesse do mesmo.

Faça refeições em família

Momentos em família transmitem à criança uma mensagem de amor e união, e uma forma de ter a família reunida é na hora das refeições, com todos sentados à mesa. Nesse momento a dica é incentivar cada um a falar sobre como foi o dia, aproveitando para relembrar coisas que fazia quando tinha a idade do filho.

Leve a criança para fazer compras com você

Outra forma de ter um momento especial e de aprendizagem com seu filho é na hora de fazer as compras de casa. Peça a ele para te ajudar a preparar a lista de comprar escrevendo ou dizendo o que está faltado, e depois o convide para ir ao mercado buscar os alimentos.

Dessa forma além de passar um tempo maior com seu filho, ainda terá ajuda nas compras, sem contar que isso pode ajudá-lo a conhecer melhor os alimentos e praticar o convívio social.

Leia também:

Coloque a criança para dormir

Na hora de ir dormir, em vez de apenas dizer para a criança ir para cama, procure levá-la e passar um tempo com ela, seja para dar um beijo de boa noite ou transmitir amor e tranquilidade para a sua noite de sono.

Nesse momento o ideal é criar um ambiente calmo e com pouca iluminação para ler um livro ou contar uma história. A criança certamente vai gostar.

Passeio em família

Além de passar esses pequenos momentos durante a semana, é importante ter também um tempo maior de vez em quando para investir no relacionamento com os filhos.

A dica nesse caso é separar um fim de semana para sair coma família, seja para brincar no parque, fazer um piquenique, jogar bola, andar de bicicleta ou qualquer outra atividade que possa despertar a atenção do pequeno.

Quando a criança brinca ela não está apenas se divertindo, ela também está aprendendo, pois amplia sua capacidade de consciência corporal e percepção de espaço, quesitos importantes para o desenvolvimento infantil.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: