Topo

Como preparar os filhos pequenos para uma nova escolinha

Comente

É o momento de seu filho pequeno trocar de escola, mas você está com medo de que ele fique triste, e já até mesmo demonstrou estar chateado com a situação. Saiba que isto se trata de uma situação natural.

Mesmo para adultos, qualquer tipo de mudança gera medo, ansiedade, receio, e as crianças possuem menos recursos emocionais para lidar com as situações.

Como preparar os filhos pequenos para uma nova escolinha

Deverá vir dos adultos, a transmissão de segurança, e a sensação para que os pequenos adentrem em um novo território. Uma forma interessante de fazer, isto é, através de um diálogo e de um acomodamento gradual da criança nos espaços. No caso da educação infantil, a troca de escola é praticamente como começar em uma escola nova.

Veja também:

Algumas dicas podem fazer toda a diferença e tornar a transição um processo mais fácil, por exemplo, os pequenos de berçário, maternal e infantil, não adianta avisar quando chegar bem próximo que eles estarão em breve em um novo ambiente. As crianças não possuem grande noção de tempo, então ele não irá compreender o que acontece até ela de fato virar uma realidade.

O final de um ciclo

A criança precisa concretizar a mudança e entender que despedidas podem fazer parte da vida, os pais precisam ainda explicar que a criança deverá dar tchau para seus amiguinhos, já que no próximo ano estará em outra escola.

Caso neste momento a criança se mostre angustiada, é interessante encarar o assunto com maior naturalidade e maior interesse. Caso a criança fale que tem medo e não queira, ao invés de tentar corrigir o pequeno e afastar os sentimentos negativos, o interessante é fazer perguntas sobre o assunto e ouvir a sua reação. Do contrário, a criança apenas irá parar de se expressar, e não de sentir o que está sentindo.

Procure perguntar o que a criança gosta na escola atual, do que tem medo na nova escola, e o que não quer perder quando mudar de escola. Desta maneira, você irá recolher diversas informações que poderão auxiliar a encorajar a criança. As distâncias dos colegas servem como uma situação muito comum, e é necessário esclarecer que ela não deverá perder os amigos da escola antiga, somente irá ganhar novos e que eles estarão disponíveis para conhecer o novo colega.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: