Topo

Como manter uma alimentação saudável para crianças que dão trabalho à mesa

Dicas de saúde e educação infantil para os pais de primeira viagem! Confira como manter uma alimentação saudável para crianças que dão trabalho à mesa
Publicidade
Comente

O papel dos pais perante a educação dos filhos não é tarefa das mais fáceis, e um dos maiores desafios quando se tem filhos pequenos é justamente o que diz respeito à alimentação das crianças.

De acordo com as notícias, uma pesquisa feita pela Mead Johnson Nutrition Brasil, em 2012, deu conta de que, é padrão que crianças entre 4 e 6 anos de idade apresentem um comportamento diferente na hora de se alimentar, exigindo alguns pratos diferentes ou querendo comer enquanto brinca ou assiste seu programa favorito na TV.

De acordo com os dados colhidos na pesquisa, crianças nessa fase são bem mais exigentes, e esse processo é conhecido como neofobia alimentar, onde a criança sente um certo medo em comer certos tipos de alimentos, e preferindo comer apenas ao que elas já conhecem. Na sequência você poderá entender um pouco mais sobre o assunto e saber como manter a alimentação dos filhos saudável a despeito dos desafios.

Como manter uma alimentação saudável para crianças que dão trabalho à mesa

dv2014043

Publicidade

A pesquisa realizada deu conta que crianças na fase entre quatro a seis anos, tende a dar preferência aos alimentos com coloração amarela, e de consistência macia que são fáceis de mastigar.

Estima-se que esse comportamento seja influenciado pela alimentação oferecida à criança nos anos anteriores, uma vez que, quando a criança é mais nova, é comum que se ofereça a ela algumas papinhas homogêneas, normalmente sem muita variação no que diz respeito a cores.

Publicidade

Diante desse panorama, alguns pediatras recomendam que as mães evitem oferecer papinhas aos pequenos, optando desde cedo por alimentos mais sólidos com uma certa textura macia e menos fibroso, evitando bater esses alimentos. Outra dica que os pediatras dão é a de oferecer à criança os alimentos separados e não tudo misturado em sopinhas, pois nesse caso torna-se um único sabor.

Boa alimentação para as crianças

Caso seu filho já tenha passado pela fase dos seis anos, e mesmo assim não gosta de comer certos alimentos, é indicados que os pais insistam na boa alimentação dos filhos, oferecendo uma dieta saudável a eles o quanto antes. Deixar a criança comer apenas o que quer sem levá-la a um processo de educação alimentar, levará ela a ingerir apenas pequenas quantidades de alimentos saudáveis, ficando em falta com os nutrientes necessários ao seu crescimento saudável.

A carência de nutrientes ainda quem em um primeiro momento não demonstre seus efeitos, o fato é que a longo prazo o crescimento e até mesmo o sistema imunológico da criança podem ser prejudicados.

Leia também:

A resistência das crianças quanto à alimentação

No inicio a criança oferecerá  alguma resistência com o padrão correto de alimentação, o que é absolutamente normal, entretanto, cabe aos pais manter o pulso firme e não desistir, diversificando as técnicas para que as crianças acabem provando alguns pratos novos e nutritivos.

De acordo com especialistas será necessário insistir de 8 a 10 vezes de preferência usando abordagens diferentes para que a criança coma o novo alimento e diga de fato se gosta ou não, na maioria das vezes a criança recusa novos pratos apenas por não conhecer, mas ingerindo-o entre 8 e 10 vezes ela poderá afirmar se gosta ou não do prato oferecido com maior propriedade.

Outra forma mais drástica para introdução de alimentos saudáveis no cardápio das crianças é oferecer apenas esse tipo de alimento para que ela prove, mesmo que ela negue de inicio, logo sentirá fome e terá que comer o alimento saudável, esse tipo de estratégia porém, quando de fato necessária deve ser usada com moderação.

Incentive de maneira constante

Outra forma interessante de introduzir uma alimentação saudável na rotina da criança é lhe apresentar a fonte dos alimentos, se necessário leve o filho até uma fazenda e lhe apresente os animais que fornece os alimentos que vão a mesa e até mesmo a horta que fornece os vegetais e legumes. Caso não haja possibilidade de levar as crianças a uma fazenda, pode-se considerar também levá-la até uma feira para ajudarem na aquisição de frutas, legumes e verduras, isso ajudará a despertar-lhes a curiosidade, levando-as a querer experimentar aquilo que elas mesmas ajudaram a comprar.

As mães que podem preparar receitas que deixem o prato bonito, devem também lançar mão desse artifício, isso ajudará a despertar o paladar da criança. Outra dica é transformar a hora da alimentação em um momento tranquilo e agradável para todos a mesa, evite assuntos longos, e perguntas sobre o dia da criança na escola no momento em que estiverem à mesa comendo.

Rotina das crianças

Criar uma rotinas com horários certos para alimentação, irá ensinar a criança a respeitar horários e preservar os limites, jamais ofereça recompensa ou tente chantagear a criança pra que ela coma, o mais correto é lhe oferecer o mesmo prato mais tarde quando ela sentir fome ou um sanduíche saudável e natural quando ela tiver optado por abandonar uma refeição.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: