Topo

O videogame pode ser útil ao desenvolvimento de seu filho - veja os benefícios

Comente

O videogame por muito tempo foi considerado um vilão para a saúde das crianças, no entanto, com o avanço da tecnologia e dos estudos, observou-se que se bem utilizado até mesmo os jogos eletrônicos podem ter um lado positivo ao intelecto infantil.

Vale ressaltar, no entanto, que apesar de algumas pesquisas recentes terem apontado os benefícios dos videogames para as crianças, especialistas alertam que alguns cuidados por parte dos pais se fazem necessários, sendo estes inclusive os responsáveis por dosar os momentos de entretenimento e escolher os games ideais aos filhos.

Para ilustrar isso, portanto, elaboramos a seguir uma lista de dicas que podem ajudar quem deseja obter os benefícios que o videogame pode proporcionar ao desenvolvimento da criança. Veja!

Conheça oito benefícios do videogame para o desenvolvimento do seu filho

video-game-pode-ser-educativo

Raciocínio lógico

Os jogos de estratégia que necessitam de soluções, estimulam o raciocínio da criança. Nesses casos para conseguir passar para uma nova fase do jogo é necessário tomar a atitude correta, o que leva a criança a aprender a pensar de maneira mais lógica. Somado a isso há a vontade de vencer o jogo, que a impede de desistir diante de uma dificuldade.

Mais tolerância a frustrações

É muito comum perder partidas de videogame e na maioria das vezes isso acontece em função de erros bobos. Com as perdas no jogo é possível recomeçar e isso estimula a criança a aprender a seguir em frente, perdendo ou ganhando.

Agilidade

Encontrar saídas, ultrapassar obstáculos ou até mesmo achar respostas com rapidez, ajuda a mente da criança a trabalhar de maneira mais rápida. Nesse caso os jogos que estipulam um limite de tempo são os mais eficientes nesse aspecto.

Em estudo realizado pela Universidade de Rochester (EUA), ao analisar as respostas de jovens a desafios rápidos os pesquisadores puderam observar que aqueles que jogavam games de ação eram em média 25% mais rápidos para chegar a uma resposta correta.

Leia também:

Vale como exercício físico

Alguns aparelhos mais modernos, como o Nintendo wii, estimula não só o cérebro mas também o aspecto físico da criança. A dica nesses casos é optar por jogos que orientam a prática de exercícios como o yoga e o treinamento muscular, reservada é claro a devida faixa indicativa de cada tipo de jogo.

Além disso, os especialistas recomendam que essas atividades sejam feitas com cuidado, já que em tese não há a supervisão de um profissional.

É importante dizer que um estudo realizado pela Universidade de Ottawa, no Canadá, testou o videgame wii em pacientes com doença de Parkinson. O resultado é que os pacientes tiveram uma melhora expressiva no equilíbrio e no quadro de saúde.

Convívio com a família

O videogame ainda pode ser útil para unir e trazer diversão para toda a família. Isso não apenas por possui jogos em grupo, mas também por permitir que os pais façam parte do universo das crianças.

Reservar tempo para jogar com o filho ou acompanhar seus momentos de entrenimento ajuda a aumentar a cumplicidade e parceria com os pequenos. Dito isso, é importante que os pais estimulem a criança a optar por jogos de dois controles.

Convívio com outros colegas

Para que o filho tenha interação com outras crianças, vale também convidar os amiguinhos para uma partida em casa. Além disso é possível ainda que a criança jogue online, o que estimula contatos com pessoas diferentes e até a geração de novas amizades.

Em todo caso nessa segunda opção é indispensável a supervisão e orientação dos pais, para que a criança não divulgue muitas informações a desconhecidos.

Coordenação

Só quem já jogou videogame sabe que não é fácil apertar diferentes botões na hora certa. Alguns jogos estimulam os sentidos auditivos, sensoriais e algumas vezes até tudo ao mesmo tempo. De acordo com especialistas existem alguns estudos que comprovam que pessoas que curtem videogame possui melhor coordenação motora.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: