Topo

Dicas práticas para manter a casa arrumada no período de férias das crianças

Comente

As férias do meio do ano chegaram e é o momento dos pais ficarem em alerta para as atividades dos filhos e seus coleguinhas dentro de casa, afinal, o que eles querem é diversão.

Apesar de tudo, porém, os pequenos precisam saber que o recesso não lhes dão o direito de quebrar as regras de organização da casa. Dito isso, portanto, decidimos apresentar a seguir uma lista de sugestões para quem espera manter a ordem do lar mesmo no período das férias escolares. Veja!

Dicas que ajudam a manter a casa arrumada nas férias escolares

Casa arrumada nas férias escolares

  • Evite deixar que toda casa se transforme em uma brinquedoteca. Mostre para a criança onde ela pode brincar, selecionando ambientes como sala, quarto, quintal ou varanda. Além disso é importante deixar claro que as brincadeiras serão permitidas em um lugar de cada vez.
  • Caso a criança tenha jogado todos os brinquedos pela sala e em seguida queira continuar brincando no quarto, peça a ela que recolha todos os brinquedos antes para só depois continuar a brincadeira no quarto.
  • Incentive o filho a deixar a casa organizada, para isso uma dica é deixar caixas organizadoras em locais estratégicos, isso facilita para a criança no momento de pegar e guardar os brinquedos.
  • Coloque também alguma identificação (etiqueta ou fotos, por exemplo) nas caixas, assim a criança vai saber em qual caixa guardar cada brinquedo.
  • Outra coisa importante é ter em mente que o filho nunca será organizado se os pais sempre guardarem a bagunça por ele. A dica então é jamais organizar os brinquedos para o filho depois da brincadeira (a menos que esteja brincando junto com ele, obviamente).

Leia também:

Hora do lanche

  • Se o filho for receber amiguinhos para brincar, peça para os pais que os levem após o almoço, ou seja, para o lanche da tarde. Assim fica mais fácil preparar os lanches que as crianças apreciam, tais como pipoca, cachorro quente, bolos, entre outros.
  • A dica é deixar a mesa montada, pois dessa forma quando eles estiverem com fome vão parar de brincar e comer o lanche que estiver ao alcance.
  • Outra dica é estipular para os pais um horário de acordo com a rotina prevista para o dia da visita. Sendo assim é importante especificar a hora de levar e buscar a criança.

Noite do pijama

  • No caso de os amigos do filho decidirem passar a noite em sua casa, procure fazer uma festa do pijama, programando o local onde vão passar a noite. Isso pode ser feito tanto no quarto quanto na sala e a dica é fazer uma programação com brincadeiras ou mesmo com filmes e lanches que agradam os pequenos.
  • Peça para os pais dos coleguinhas do filho mandarem uma escova de dente, colchonetes e pijamas.
  • Antes de se deitar, procure fazer um pré-preparo do café da manhã, dessa forma não terá tanto trabalho para preparar a refeição dos pequenos ao acordar.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: