Topo

Aprenda lidar com nariz entupido do bebê e fazer a limpeza nasal de forma correta

Comente

O nariz do bebê costuma ser motivo de preocupação constante por parte dos pais especialmente na temporada outono/inverno, que é quando podem surgir alguns problemas respiratórios ou outros que machucam o nariz dos pequenos.

Nesses dias, é importante que os pais realizem uma correta higienização nas narinas dos pequenos, mas o fato é que muitos ficam em dúvida sobre algumas questões relacionadas a essa limpeza nasal. Para ajudar, portanto, listamos a seguir algumas dicas úteis e esclarecimentos de dúvidas nesse sentido. Veja!

Tudo sobre limpeza nasal e nariz entupido do bebê

Limpeza do nariz entupido do bebê

Com quantos anos a criança pode fazer a higienização nasal?

Especialistas afirmam que é difícil precisar a idade correta para a higienização nasal. De modo geral o ideal é que ela seja feita desde sempre, pois os bebês e os idosos são os que mais sofrem com o tempo seco. Isso torna a a higienização importante mesmo em crianças novinhas.

Qual o produto ideal para limpeza nasal

Pelo fato de ter uma concentração de nutrientes diferentes, a água pode acabar ressecando e irritando as narinas do bebê se usada de maneira constante. Devido a isso, especialistas recomendam o uso do soro fisiológico, que é o produto perfeito para a limpeza nasal da criança.

Vale dizer, contudo, que é preciso cuidado com o tipo de soro, pois existe o soro fisiológico puro e simples e um outro acrescido de um conservante, que normalmente é o cloreto de benzalcônio. O segundo tipo de modo geral pode causar irritação à mucosa.

A melhor forma de aplicar o soro fisiológico é com conta gotas, enchendo a metade ou um quarto do mesmo.

Leia também:

Pode higienizar com hastes flexíveis de algodão?

De acordo com especialistas, essas hastes não deveriam ser usadas nem para higienização dos ouvidos, pois elas empurram a secreção ao invés de retira-la.

No caso do nariz do bebê, em que a narina é bem pequena, as hastes podem causar problemas por possuírem uma espessura maior que o orifício nasal, o que pode ocasionar traumatismo na mucosa, podendo ainda deixar resíduos de algodão que poderão bloquear o ar.

Como usar o aspirador nasal?

O aspirador é um item muito útil, pois evita infecções causadas por secreções que ficam no nariz. Atualmente existem dois tipos no mercado: o profissional e o que os pais podem usar em casa, sendo que esse último tem formato de pera com bico de borracha.

Como o aspirador nasal deve ser lavado e armazenado?

Após o uso do aspirador nasal é importante fazer uma rigorosa higienização o quanto antes. A limpeza deve ser feita imediatamente com água corrente e sabão neutro, isso evitará o aparecimento de germes no interior do mesmo.

Se a lavagem não for feita de imediato, ele perde o efeito de prevenir rinossinusites e outros problemas.

É possível evitar que o nariz do bebê fique entupido?

Além dos cuidados de higienização é preciso tomar outros cuidado para evitar que o bebê fique com nariz entupido em qualquer época do ano. A dica de especialistas é fazer a criança ingerir líquidos e evitar deixá-la por muito tempo em ambientes fechados e aglomerados.

Além disso é importante evitar oscilações térmicas, como por exemplo sair de um banho quente em um ambiente frio e sem roupa e evitar ar-condicionados e aquecedores que ressecam o ar.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: