Topo

Aprenda a incentivar o bebê a comer sozinho - veja as dicas

3.67 / 5 - 3
Comente

Os pediatras recomendam que os bebês sejam amamentados no peito de forma exclusiva até os seis meses de vida, pelo que, somente depois dessa idade é que as mães devem apresentar outros alimentos à criança.

A partir dos oito meses de vida, a criança passa a ter uma coordenação motora mais apurada, sendo esse o momento ideal para que os pais comecem a incentivar a mesma a comer sozinha.

Para que a criança consiga desenvolver de forma consistente a habilidade de se alimentar sozinha nessa fase, os pais devem oferecer incentivos e auxílio, o que inclui, mas, não se limita a uma variação do cardápio e preparo de alimentos que facilitem os movimentos das crianças.

Partindo do princípio que a partir de um ano de idade a criança já consegue manusear até mesmo uma colher durante a refeição, as mães devem incentivar esse tipo de prática o quanto antes, sabendo, contudo, que será necessária muita paciência com a bagunça feita pelo pequeno. A seguir traremos uma série de dicas que pode auxiliar aqueles que desejam ensinar o filho a comer sozinho. Veja!

Aprenda a incentivar o bebê a comer sozinho – veja as dicas

incentive-bebe-comer-sozinho

Deixe o bebê se alimentar com as mãos

Tenha em mente que o primeiro contato do bebê com a comida tende a ser com as mãos, portanto, não limite isso a princípio. Para os pediatras é muito importante que as mães permitam que as crianças toquem na comida para que possam descobrir as diferentes texturas dos alimentos.

Para incentivar os pais podem oferecer às crianças alguns alimentos com texturas diferentes, os exemplos incluem biscoito, maça, banana, dentre outros. Nessa fase é importante que a criança segure o alimento sem esmagá-lo a ponto de não conseguir levá-lo à boca, diante disso, cabe aos pais o papel de orientá-los.

Não é pecado brincar com comida

Muitos filhos não levarão a sério o momento da refeição, o que também não é nenhum pecado, certo? De acordo com os pediatras, determinadas brincadeiras na hora da refeição devem ser permitidas, pois, assim as crianças descobrirão a melhor forma de manusear os alimentos.

Apresente os talheres para seu bebê

Com o passar dos dias o bebê tende a ir melhorando a coordenação motora, por isso, sabendo que cada dia será um novo aprendizado para ele, o ideal é que os pais deixem as crianças brincarem com talheres, assim elas se familiarizarão com as ferramentas usadas nas refeições.

Vale ressaltar que o talher oferecido às crianças não deve em hipótese alguma ser os mesmos usados por adultos. Elas devem usar peças grossas e feitas de silicone ou outro material que não possa feri-las. Os pediatras alertam aos pais que não comprem talheres infantis com cabos tortos, já que o ideal é que elas aprendam com o formato de talher que usarão ao longo da vida.

Leia também:

Crie uma rotina com seu bebê

Crie uma rotina alimentar com seu filho para que ele possa se alimentar nos horários certos. Se uma criança acorda cedo e toma mamadeira e às 10 da manhã come uma fruta, por exemplo, ela certamente estará faminta no horário do almoço, diferentemente de uma criança que acorda e se alimenta tarde. Procure criar uma disciplinada rotina alimentar para o filho.

Alimentação correta

Os pediatras aconselham que as mães criem um cardápio com alimentos que chamem a atenção da criança e estimulem nelas o interesse de comerem sozinhas.

Procure oferecer alimentos picados como beterraba, batata, carne, e até mesmo peixe [sem espinhos, naturalmente], ambos temperados com azeite de oliva. Dessa forma a criança perceberá uma diferença em relação às cores e texturas, aprendendo também a se alimentar de forma saudável.

Seja o exemplo

As crianças têm mania de imitar as ações dos adultos, pelo que, na hora da refeição esse quadro não é diferente. Diante disso, procure comer no horário certo e adotar um hábito alimentar saudável, assim as crianças terão sempre um bom exemplo para seguir.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: