Topo

Cuidados na Educação Infantil: 10 atitudes que tornam os pais maus exemplos para filhos

Comente

Muitos pais reclamam que seus filhos acabam não tendo o comportamento que eles esperavam das suas crianças. Mas a grande maioria destes adultos também esquecem que em muitos dos casos os pequenos acabam seguindo basicamente o exemplo dos pais. Aquela velha frase “faça o que eu digo e não faça o que eu faço” simplesmente não encontra espaço na sociedade moderna.

Confira algumas atitudes dos adultos dentro de casa que podem acabar desvirtuando os pequenos.

pais-maus-exemplos

Falar palavrão

Por mais que os pais tentem ensinar as crianças de que somente os adultos estão “autorizados” a falar palavrão, na prática isso não acontece. Quando os pequenos convivem em uma casa onde os adultos falam palavrão o tempo todo, é natural que eles acabem incorporando este comportamento no seu dia a dia. Especialmente na escolas, onde as crianças acabam estando longe dos seus pais.

Piadas preconceituosas

É muito importante que os pais tomem cuidado com o que eles falam na frente das crianças relacionado a piadas contra uma determinada orientação sexual, etnia ou ainda condição social. É comum que as crianças não apenas incorporem o discurso, mas passem a torna-los práticos, discriminando estas pessoas, já que as crianças não conseguem diferenciar a fala dos atos.

Não respeitar o meio ambiente nas atitudes

As crianças constantemente passam por atividades educativas relacionadas aos cuidados com o meio ambiente na escola, e em algumas delas os pais até mesmo são convidados a participar. Mas de nada adianta o discurso ser um e a prática ser diferente. Pesquisas comprovam que crianças que são criadas em casas onde se poupa água e se separa lixo acabam levando estas práticas para a sua vida e sua futura família.

Dar ordens sem explicar os motivos

Dizer para as crianças que elas devem fazer isso ou aquilo sem dar uma explicação pode criar problemas futuros, especialmente com a quebra da confiança dos jovens com seus pais.

Falar que algo “vai para o ceu” quando morre

É muito comum que os pais optem por mentir para as crianças sempre que algum membro importante da família morre, seja uma pessoa ou seja um animal. Por mais que a intenção seja boa, já que os pais estão tentando evitar que seus filhos sofram, mentir nunca será melhor do que falar a verdade.

Fumar e beber

Existem casos que as crianças acabam entendendo que os pais possuem hábitos negativos para a saúde e acabam repelindo naturalmente o cigarro ou a bebida. Mas nem sempre isso acontece e a tendência é que os pequenos acabem realmente seguindo os mesmos passos dos mais velhos. Portanto, evite sempre fumar ou beber na presença das crianças.

Alimentação saudável

O mesmo vale para a alimentação. De nada adianta que os pais insistam para que as crianças comam salada se eles mesmo não comem. A comida não passa de uma cultura, e a melhor forma de incentivar as crianças a comerem salada e os próprios pais comerem salada, ressaltando a sua importância nutricional.

Esconder a separação

Os pais nunca devem inventar histórias para justificar a ausência do pai ou da mãe dentro de casa em razão de uma possível separação que possa ter acontecido. Este tipo de comportamento, de acordo com psicólogos, pode causar uma série crise de identidade nos pequenos.

Mentir

De uma forma geral, como já vimos em outros exemplos, mentir para uma criança nunca será benéfico. Ainda mais quando as crianças descobrem que alguma coisa que seus pais falaram era mentira. Elas simplesmente não conseguem entender muito bem o que está acontecendo e isso pode causar distúrbios comportamentais.

Não ter respeito com os outros

Se os pais não conseguem manter os respeitos com outras pessoas na frente da criança, fica muito complicado deles esperarem que os pequenos tenham respeito inclusive por eles.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: