Topo

Alimentos que são prejudiciais às crianças e muitos pais não sabem

Comente

Encontrar o alimento ideal para os filhos pequenos nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, enquanto em alguns faltam substâncias nutricionais necessários ao desenvolvimento das crianças, outros podem ser incompatíveis com vacinas ou até mesmo se apresentarem como causadores de engasgos.

Antes de qualquer coisa, portanto, a mãe precisa ter em mente que até os seis meses de idade o ideal é que a criança se alimente apenas do leite materno.

Mas isso não significa que depois desse período o filho já pode comer todo tipo de alimento. Para ilustrar esse cenário, portanto, apresentamos a seguir uma lista que mostra alguns dos itens que não deveriam ser oferecidos a crianças pequenas. Veja!

Alimentos que podem ser prejudiciais a crianças pequenas

Alimentos que fazem mal as crianças

Amendoim, castanhas, nozes e demais oleaginosas

Esse tipo de alimentos pode conter o fungo aflatoxina, capaz de trazer danos ao fígado das crianças. Além disso por serem pequenos e consistentes, eles podem causar engasgos e sufocamentos em crianças pequenas. Devido a isso o ideal é oferecer às crianças somente após os quatro anos de idade. O mesmo vale para azeitonas com caroço.

Pipoca

O problema da pipoca é a casca do milho, que em adultos normalmente ficam presas entre os dentes. Em crianças elas podem causar engasgos sérios, por isso o recomendado é oferecer o alimento à criança apenas após os quatro anos de idade.

Leia também:

Balas e outras guloseimas do gênero

Doce que não possui nenhum valor nutricional e em muitos casos só possui açúcar, podem causar cáries e obesidade nas crianças. O consumo de balas deve ser evitado até os dois anos de idade, após esse período já é possível oferecer o doce, mas com moderação.

Bolachas com recheio

Esse tipo de alimento é rico em gordura, açúcar e sódio, além de que não possui propriedades relevantes para o desenvolvimento da criança. Até o primeiro ano de vida, portanto, o ideal é não oferecer esse tipo de alimento ao filho.

Bolo pronto com recheio ou cobertura

Esse tipo de alimento é rico em gordura trans ou saturadas e também em açúcares, não possuindo valor nutricional. A dica então é não oferecer esse alimento à criança até que essa tenha no mínimo um ano de vida.

Clara de ovo

A clara de ovo pode desenvolver alergia no organismo infantil e até criar um grande problema com a vacinação, uma vez que várias vacinas trazem substâncias presentes no alimento em sua composição. A dica então é: não ofereça clara de ovo à criança até que ela tenha tomado todas as vacinas com orientação do pediatra.

Frutos do mar

Até o primeiro ano de vida da criança, os frutos do mar podem causar reações cutâneas parecidas com alergia. Por isso o melhor é não oferecer esse tipo de alimento antes dela completar um ano de vida.

Macarrão instantâneo

Esse tipo de alimento possui excesso de sódio na composição, o que pode causar alterações no metabolismo da criança. Por isso o melhor é evitar oferecer esse tipo de alimento à criança, principalmente antes de seu primeiro ano de vida.

Maionese

A maionese é uma fonte de gordura e não possui nenhum valor nutricional. Esse tipo de alimento deve ser evitado até o segundo ano de vida da criança e após isso o melhor é que o consumo seja moderado.

Peixes com espinha

Mesmo tendo o máximo de cuidado ao retirar as espinhas do peixe antes de oferecer a criança, ainda há sempre o risco de restar algum resquício da mesma que pode acabar ocasionando o engasgo. Devido a isso, esse tipo de alimento deve ser evitado pelo menos até que a criança atinga os quatro anos de idade.

Refrigerante

Além de não possuir nenhum valor nutricional, os refrigerantes possuem sódio na composição, além gorduras e açúcares em grande quantidade.

Esse tipo de alimento pode causar então obesidade e cáries, pelo que o melhor é evitar oferecê-lo à criança pelo menos até que complete dois anos de idade. Depois disso o ideal é que o consumo também seja moderado.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: