Topo

10 dicas para ser um bom pai

... para que uma boa relação seja construída.... Na sequência, mostraremos mais dez práticas que podem auxiliar os pais na árdua missão de criar um filho...
Publicidade
Comente

Quando um filho vai nascer, é bastante comum que os pais comecem a esboçar planos e realizar projeções para a nova vida que se desenhará com a chegada do pequeno.

Ainda na fase de preparação para o recebimento do filho, apesar das boas intenções, muitos dos pais, acabam esquecendo-se do fato de que a nova criança por vir, será um indivíduo único, dotado de personalidade distintas em muitos aspectos, e que a seu tempo essa criança passará por diferentes fases até que atinja a independência, fase que por mais que seja resistida pelos pais “corujas”, deverá chegar.

Embora não exista um manual de instruções infalível para lidar com os filhos, um bom princípio é levar em consideração na hora de planejar a chegada do pequeno cada um dos aspectos mencionados no parágrafo anterior, além disso, o pai precisa ter em mente que seu papel vai além de simplesmente cuidar da esposa e filho nos primeiros meses, sendo também juntamente com a mãe da criança, responsável pelo processo de formação educacional e intelectual do filho até sua fase adulta.

Publicidade

Levando em consideração que o pai tem um importante papel no processo educacional e na formação intelectual da criança, vale mencionar de maneira preliminar que o cuidado com as palavras dirigidas à criança em cada etapa de sua vida, desempenha um papel fundamental na formação da mesma e que escolhas erradas, podem criar uma série de sentimentos irreversíveis, como o desprezo, baixa autoestima, dentre outros.


Leia também:

É importante salientar que nosso objetivo não é em hipótese alguma, dizer aos pais o que deve ser feito na hora de educar seus filhos, mesmo porque não existe verdade absoluta a esse respeito visto que cada personalidade e família possui traços únicos, portanto, o que trazemos nesse artigo, são apenas algumas dicas que julgamos ser válidas, para que uma boa relação seja construída. Na sequência, mostraremos mais dez práticas que podem auxiliar os pais na árdua missão de criar um filho.

Veja mais 10 dicas para ser um bom pai

dicas-para-ser-um-bom-pai

Os interesses da criança em detrimento aos próprios interesses

Publicidade

Para quem deseja criar um filho com louvor, a primeira dica é considerar manter os interesses da criança sempre à frente dos próprios, e isso vai desde reservar tempo para cuidar do filho, até evitar práticas que possam despertar algum vício nele, como fumar ou beber por exemplo, é importante saber que sempre as atitudes tomadas poderão se refletir na criança.

Proteger os filhos

Proteção não é superproteção e é importante que os pais tenham em mente a diferença exata entre os dois conceitos. A proteção dos filhos, inclui mas não se limita a, conversar com eles sobre os riscos, conversar sobre os males existentes no mundo, ensiná-los a utilizar o cinto de segurança (e cadeirinha quando necessário), ensiná-los atravessar a rua com segurança, certificar-se de manter a casa segurança, etc.

Por outro lado a superproteção ao filho, é algo que vai além do proteger, é desejar que a criança faça somente o que se deseja que ela faça, colocando a própria necessidade de sentir que ela está segura à frente de qualquer outro interesse dela própria, algo que tende a prejudicar a criança a longo prazo, tornando-a uma pessoa desprovida de proatividade, individualista, indecisa, dependente, e com uma série de outros distúrbios na personalidade.

Investir tempo na criança

Sabidamente é difícil investir algo que na vida de um adulto nem sempre se tem aos montes, entretanto, investir tempo na vida de um filho é um dos maiores investimentos que um pai faz na vida.

Uma criança precisa se sentir amada e sentir que seu pai se importa com ela, e a melhor maneira para isso é reservar momentos para conversar, brincar, assistir programas de tv, filmes, etc, independente do que faça, o mais importante é que o filho sinta o pai presente, a fase da infância passará e quem não investe tempo nessa fase, possivelmente também não terá o tempo do filho quando esse estiver na fase adulta.

Afeição paterna

Um pai não pode ter medo de demonstrar seu carinho e afeto para com o filho, pois este, precisa saber que é amado na mesma proporção tanto pela mãe, quanto pelo pai, então beijos, abraços, cafunés, apelidos carinhosos, palavras de amor, e tudo que possa fazer a criança se sentir bem será bem vindo.

Brincar com as crianças

Não basta apenas reservar tempo para os pequenos em casa durante os momentos de descanso, os pais precisam também se fazer presente em momentos de diversão para que os filhos sintam que de fato são parte da vida deles. Na hora de proporcionar diversão às crianças não existe limites, vale vestir fantasias, fazer guerras de almofadas, e dependendo a fase da criança, até mesmo jogos eletrônicos são permitidos e aconselháveis, sendo preferíveis os do tipo educativo.

Fazer os trabalhos menos comuns aos pais

Sabidamente ao longo dos anos, alguns dos cuidados com os pequenos foram atribuídos de maneira equivocada exclusivamente às mães, atividades como trocar fraldas, dar banho, colocar pra dormir, observar a criança durante a noite, etc, devem ser na verdade encaradas tanto pelos pais quanto pelas mães, primeiro que as mulheres não tem a obrigação de cuidar de tudo o que diz respeito à criança, e depois que esse tipo de cuidado é a primeira oportunidade que o pai tem de estreitar as relações com os filhos, criando assim desde o nascimento um laço de intimidade com o mesmo.

Praticar a leitura para as crianças

A leitura é uma atividade primordial para o desenvolvimento da criança, por isso é de extrema importância que desde muito cedo os pais se coloquem a ler boas histórias para seus filhos, esse tipo de atitude a longo prazo será um dos fatores que incentivará a criança na prática da leitura.

Na hora de ler para os filhos é importante levar em consideração a fase em que o mesmo se encontra e qual o tipo de conteúdo que mais prende a atenção do pequeno, além disso, adicionalmente o pai pode dar vida aos personagens, o que fará a criança tomar ainda mais gosto pelo assunto.

Ensinar sobre vida financeira

Uma grande deficiência da educação ainda nos dias atuais é não preparar a criança para a vida do ponto de vista financeiro, cabendo exclusivamente aos pais essa missão, visto que uma boa formação nessa área será um dos fatores capazes de determinar o sucesso na fase adulta.

Um cuidado preliminar que um pai pode considerar no trato com o filho é evitar proferir palavras negativas em relação ao dinheiro, jargões populares como “dinheiro não é fácil”, “dinheiro não traz felicidade”, “dinheiro é a raiz de todos os males”, dentre outros, poderão confundir a cabeça da criança, trazendo prejuízos irreparáveis a longo prazo na vida financeira da mesma.

Ser um bom marido

Não basta simplesmente cumprir todos os papéis como pai, para uma criança sentir-se perfeitamente bem no ambiente familiar ela precisa observar que os pais também se respeitam e que cada um sabe conviver com as particularidades do outro, por isso, a dica é não maltratar, nem mesmo discutir na frente dos pequenos, existem momentos específicos para se chegar em consenso acerca de assuntos divergentes.

Um filho que vê a mãe maltratada pelo pai, poderá ter uma visão errada da maneira como tratar uma mulher em sua fase adulta, entendendo que esse tipo de atitude é algo normal.

Estimular a autoestima

Um dos papéis de um pai é fazer com que o filho cresça com uma autoestima elevada de modo a não confundir tal virtude com a prepotência, para tanto, é importante que o pai valorize as atitudes positivas do filho com elogios até mesmo em público, e em caso de repreensão convide-o em particular para uma conversa franca, vale lembrar que repreensão não é repressão, portanto, não confunda as duas na hora de conversar e agir para com o filho.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: