Topo

Como incentivar as crianças à prática da leitura

...Na sequência desse artigo, mostraremos algumas das estratégias que podem ser aplicadas a fim de levar uma criança a se interessar pelo hábito da leitura...
Publicidade
Comente

A educação do filho é um processo pelo qual os pais devem obrigatoriamente passar com maestria, de modo que qualquer deslize ou erro durante o percurso pode resultar em um desastre na personalidade, saúde, ou mesmo conduta do filho na fase adulta.

Sabendo do importante papel exercido na vida dos filhos, os pais tem se preocupado cada vez mais em incentivar atividades que precisam se tornar rotina na vida das crianças, como por exemplo a prática da leitura, que se bem conduzida tende a moldar o caráter dos pequenos tornando-os no futuro cidadãos de bem.

Apesar dos pais, em sua maioria, reconhecerem a importância da leitura para seus filhos, muitos acabam ficando sem ação diante da negativa e/ou falta de interesse da criança nesse tipo de atividade, e é aí que se faz necessária a busca por informação a fim de contornar a situação, despertando, assim, na criança, o interesse pela leitura. Na sequência desse artigo, mostraremos algumas das estratégias que podem ser aplicadas a fim de levar uma criança a se interessar pelo hábito da leitura.

Como incentivar as crianças à prática da leitura

incentivar-crianca-pratica-de-leitura

Praticar a leitura ao filho desde os primeiros meses

Publicidade

O primeiro e talvez mais importante passo para que o filho acabe se interessando pelo hábito da leitura é a atitude dos pais em ler para os filhos desde os primeiros meses de idade em voz alta. Mesmo que a criança ainda não tenha total discernimento do que está sendo lido, ou não consiga acompanhar todo o enredo, certamente a imagem dos pais lendo ficará gravada na memória podendo vir à tona inconscientemente no futuro.

Não existe idade mais adequada, nem mesmo horário específico para praticar a leitura ao filho, entretanto, um bom momento tende a ser quando a criança deita para dormir, pois, o cérebro armazena informações enquanto dorme. Vale ressaltar que quando a criança tiver idade suficiente para escolher o tipo de história que quer ouvir, ela deverá ser prontamente atendida, pois isso tende a melhorar os níveis de interesse pela leitura.

Adquirir os primeiros livros da criança

Publicidade

Cabe aos pais a aquisição dos primeiros livros do filho tão logo ele comece a ler as primeiras palavras, entretanto, é necessário cuidado, se a criança já estiver estudando e tiver algo negativo em mente em relação à escola, ela poderá acabar achando que a aquisição do livro é uma espécie de extensão de exercícios escolares ou algo do tipo, pelo que é extremamente recomendável um diálogo com o filho explicando-lhe que a leitura é opcional, afinal, o objetivo não é forçá-lo a ler, mas sim estimular-lhe o interesse na prática.

Os livros ideais para a criança dependerão do perfil de cada um, para aqueles que desanimam ao contar o número de página o ideal é optar por livros que possuam grande quantidade de imagem e poucas páginas a princípio, já para os que se preocupam com o conteúdo em si, é interessante procurar algo que tenha bom volume de palavras mas que seja do interesse da criança.

Levar a criança a bibliotecas e feiras de livros

Sabidamente, para se envolver com algo é necessário estar sempre em contato com aquilo que produz estímulo, portanto, se o objetivo é fazer com que o filho se apaixone pelo hábito da leitura, o ideal é levá-lo sempre que possível a bibliotecas e feiras de livros para que ela possa sentir todo o ambiente que cerca esse tipo de lugar, isso fará com que a criança se sinta mais ambientada com a leitura.

Ajudar a criança a montar sua própria biblioteca

A dica aqui é estimular a criança a trocar livros com amigos, e a realizar suas próprias listas de aquisição, é importante lembrar sempre que nesse momento ela precisa ter o máximo de liberdade possível para escolher os títulos que melhor se adequam a seus interesses, então nada de preconceitos com os gostos e opiniões dos pequenos.

Discuta ideias e experiências com as crianças

Não faça as crianças esperarem apenas o encontro com amigos para discutir as experiências e informações adquiridas durante a leitura de seus títulos preferidos, ao invés disso, dê a elas liberdade para falar sobre qualquer assunto e sobre qualquer opinião que tenha obtido durante o processo, isso a médio e a longo prazo tende a produzir resultados excepcionais tanto no que diz respeito à prática da leitura, quanto no relacionamento de amizade entre pais e filhos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: