Topo

10 coisas para dizer a uma filha antes dela completar 13 anos

Comente

Muitos pais percebem que a filha está crescendo quando ela vai ao primeiro dia de aula – afinal, a partir desse momento ela passa a ter um novo mundo do qual a família deixa de participar diretamente – outros, porém, acabam acordando pra essa realidade um pouco mais tarde, quando ela já está entrando na adolescência, ou seja, por volta dos 14 ou 15 anos.

O detalhe, no entanto, é que aqueles que não se dão conta do quão rápido o tempo passa, podem perder muitas oportunidades de preparar o intelecto da criança para a vida que a espera a partir da pré-adolescência.

Sabendo dessa realidade, portanto, mostramos a seguir uma lista de coisas importantes que os pais deveriam dizer para a filha antes dela completar 13 anos. Confira!

Coisas para dizer à sua filha antes da adolescência

Coisas para dizer à sua filha antes da adolescência

Você é linda

A adolescência é uma fase de muitas cobranças, onde a menina está passando por grandes transformações em seu corpo e algumas pessoas vão querer lhe cobrar para que esteja sempre impecável.

Antes que isso ocorra, é dever da mãe mostrar que, independente do tom de pele, tipo de cabelo e estilo, ela é linda, e não pelos padrões que a sociedade impõe e sim na beleza da confiança de ser ela mesma. Lembrando que ensinar cuidados com a beleza também é importante, desde que ela se sinta bem e leve tudo como diversão e não obrigação.

Eu te amo, do jeito que você é

Os pais devem se lembrar de como foi confuso o período da adolescência, bem como as cobranças comuns nessa fase. A partir disso é importante mostrar à filha o quanto você a ama, para que ela saiba que sempre terá um lugar seguro no mundo, que será seu lar.

Ela precisa sentir que sempre terá o apoio e carinho de sua família para orientar qual o melhor caminho para solucionar qualquer problema.

Seja fiel a si mesma

Talvez essa seja a lição mais importante que você pode ensinar à sua filha. Ensine que apesar de todas as mudanças pela qual ela está passando, é importante que seja fiel ao que realmente acredita.

È normal que ela tente mudar algo apenas para agradar alguém ou fazer parte de um determinado grupo, por isso essa lição é importante na vida dela, afinal, ela não precisa mudar para ser aceita, mas acima de tudo se conhecer e ser fiel a quem ela é.

Leia também:

Tudo passa

Na adolescência parece que tudo é eterno, que o mundo pode acabar por algo que aconteceu ou deixou de acontecer, seja por um relacionamento que chegou ao fim ou uma prova importante em que ela se deu mal. A dica é ensinar que tudo tem seu tempo e toda fase, boa ou ruim, vai passar, tudo passa.

As memórias são importantes

Receber um telefone novo ou roupas novas é algo bom e marcante. Mas é preciso ensinar à filha sobre a importância dos bons momentos, pois eles ficarão na memória para sempre. Lembre-se de ensiná-la a se divertir, mostrando que independente de sua idade, ela deve sim aproveitar ao máximo o momento que está vivendo para ter boas lembranças.

Não tenha ressentimentos

Ninguém nesse mundo é perfeito, por isso é impossível não se decepcionar um dia com alguém. Mas é importante lembrar que a vida é muito curta para cultivar sentimentos ruins pelas pessoas. A dica é ensinar que, ao ser magoada, o melhor é superar o momento ruim e seguir em frente, sem ressentimentos.

Você pode tudo

Ensine sua filha a acreditar em si mesma, mostrando que ela pode conquistar tudo aquilo que desejar, bastando pra isso empenho e dedicação.

Valorizo sua opinião

Não precisa concordar com tudo o que sua filha diz, porém, é importante que você ouça o que ela tem a dizer, dessa forma ela terá confiança em conversar e assim você vai conhecer um pouco mais sobre ela, sabendo inclusive o que ela pensa sobre muitos assuntos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: