Topo

Dicas para otimizar a leitura nos estudos para concursos

Comente

Você está sentando para estudar, olha o cronograma e vê que suas atividades irão se resumir basicamente em leituras de pdf, livros, de algum conteúdo ou disciplina. Começando as atividades, você se desconecta de tudo que poderá tirar sua concentração e começa a ler de forma atenta.

Mesmo ficando diante de tudo isto, assim que a leitura for concluída, horas após parece que nada foi aprendido. Esta identificação ocorre na maioria dos concurseiros, e muitas vezes isto não é apenas uma sensação é a realidade.

Dicas para otimizar a leitura nos estudos para concursos

Confira algumas dicas e técnicas que poderão auxiliar você de forma significativa na leitura fazendo com que você aprenda o conteúdo e faça isto em um tempo interessante.

Abuse da concentração

Veja também:

Este conselho pode ser óbvio, mas é extremamente necessário, sempre ressaltar que mais do que até mesmo qualquer outra atividade, a leitura irá exigir um máximo de concentração.

Dentre algumas ações, procure deixar seu celular de lado, e fique em um ambiente adequado de estudo, além disto, procure investir em uma postura correta na cadeira para momentos de estudo serem o mais confortáveis possíveis.

Procure passar o olho por tudo

Antes de começar a ler de forma efetiva, procure passar o olho por boa parte do conteúdo que irá estudar, folheie o material e faça aquela leitura rápida para que saiba o que te espera no conteúdo e não te traga grandes surpresas. No começo e final de cada parágrafo é onde estão normalmente as ideias de cada texto.

Invista nas pausas

É impossível assimilar conteúdos lendo por uma hora sem parar. Procure fazer pausas conforme a sua necessidade, durante a pausa não entre no facebook, instagram e whatsapp. Beba água, faça lanches rápidos, alongamentos ou fique sentado descansando.

Procure fazer a leitura com a finalidade de aprender

Com tantos conteúdos para estudar, leituras para fazer, se acaba mesmo sem querer lendo apenas por ler, para cumprir cronogramas etc. Muitas pessoas pensam que devem ler rápido pois com exercícios se aprende tudo mas será que é assim?

Sempre faça suas leituras com o objetivo de compreender o assunto, pode até ser uma perda de tempo, mas que irá valer a pena. É interessante que se compreenda logo cada um dos termos, cada parágrafo para que depois não precise ocorrer uma releitura. Ler quatro vezes algo e estudar tudo novamente.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: