Topo

Aumente suas chances de conseguir um emprego mesmo em meio à crise - Veja dicas

Comente

Com a crise que o país vem enfrentando nos últimos meses, o trabalhador acaba por vezes sentindo na pele as dificuldades causadas pela escassez de oportunidades no mercado.

Isso faz com seja cada vez mais necessária uma qualificação profissional da parte daqueles que pleiteiam um novo emprego, mas não é só isso. Para se destacar frente aos concorrentes em meio a um cenário avesso, existem outros detalhes que são tão importantes quanto a qualificação.

E para ajudar você a entender quais são os critérios que podem ajudar um profissional a aumentar as suas chances de conseguir um novo trabalho em tempos de crise, apresentamos a seguir uma lista com algumas dicas inspiradas na opinião de especialistas. Confira!

Dica para conseguir driblar a crise e conseguir um emprego novo

Dica para driblar a crise e ter um emprego

Atualização no currículo

Segundo especialistas em carreira, o profissional que aspira uma nova oportunidade de emprego precisa antes de qualquer coisa manter seu currículo atualizado. Com isso a tendência é que o documento fique mais próximo do topo da lista de candidatos a uma vaga.

Foco

Mesmo diante da urgência de um novo emprego, o profissional deve fazer o possível para manter o foco no tipo de trabalho pretendido. Isso porque enviar currículos para qualquer oportunidade é algo que dificilmente surte efeito.

Conhecer o próprio perfil

E para manter o foco o candidato precisa antes de qualquer outra coisa se descobrir como profissional, avaliando quais são seus pontos fortes e fracos que precisam ser trabalhados.

A partir dessa autoavaliação o trabalhador consegue traçar o seu perfil e entender os talentos e habilidades que possui para assim concorrer às vagas que melhor lhe atendem.

Leia também:

Identificação com o perfil da empresa

Conhecer o perfil da empresa é outro fator de suma importância, especialmente para quem espera manter uma duradoura parceria de trabalho. Dito isso, a dica é buscar o máximo de informação possível sobre a empresa para entender seus valores e cultura e descobrir se poderá atender os interesses da mesma enquanto profissional.

De olho no crescimento

Enquanto não encontra uma boa oportunidade dentro de suas pretensões, o profissional pode aproveitar o tempo se aperfeiçoando. Cursos baratos de qualidade e até gratuitos é tudo o que não tem faltado hoje na internet. Buscar o crescimento dia após dia é um dos segredos das pessoas bem-sucedidas.

A tecnologia como parceira

Os centros de intermediação de empregos e até mesmo os estabelecimentos que costumam contratar com frequência, devem ser visitados periodicamente pelos candidatos a uma vaga. Apesar disso, porém, a internet não deve ser deixada de lado.

A dica é usar a tecnologia como complemento à estratégia, lançando mão de ferramentas de currículo online, e aplicativos que ajudam a acompanhar de perto o surgimento de oportunidades no mercado (você pode clicar aqui para ler o artigo que mostra apps úteis ao objetivo).

Networking

Apesar de a internet representar um mundo de oportunidades, o candidato não deve se esquecer da importância de manter relacionamento e contato com amigos e pessoas que podem fazer boas recomendações profissionais.

A intenção nesse caso é construir uma via de mão dupla, pois assim como uma pessoa hoje precisa de uma indicação, amanhã ela pode ser aquela que indica um amigo a outra vaga.

Autenticidade

Durante as entrevistas o profissional jamais deve tentar ser outra pessoa. É importante manter a autenticidade e a sinceridade para evitar frustrações futuras tanto da parte da empresa quanto do próprio funcionário.

Agindo sem desespero

Com a chegada da crise, o número de pessoas em busca de novas oportunidades só tende a aumentar, e com isso as vagas podem se tornar cada vez mais escassas.

Diante disso, especialistas alertam que os profissionais devem se manter pacientes, mas também proativos, pois não adianta tentar um emprego uma vez ou outra e depois ficar em casa esperando a vaga chegar.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: