O iogurte natural é um tipo de alimento feito basicamente a partir das mesmas técnicas que são utilizadas para o preparo de qualquer tipo de iogurte. Ele é obtido basicamente a partir do processo de fermentação do leite de origem animal. O mais comum é o leite de vaca sendo utilizado com essa finalidade, mas também pode ser o leite de outros animais, como a ovelha, a cabra ou a búfala.
Mas diferentemente dos iogurtes tradicionais, o natural acaba sendo feito sem a adição de sabor e também sem outros ingredientes que acabam deixando um sabor mais palatável para o dia a dia, como o açúcar. Com isso, ele acaba sendo muito mais saudável, já que traz os diversos benefícios dos laticínios mas sem os problemas relacionados ao elementos utilizados para dar mais sabor e deixar o item mais doce.
São diversos os benefícios de incluir o iogurte natural na dieta, sendo que um dos mais interessantes é uma melhora significativa na digestão de uma forma geral. Os micro-organismos vivos que podem ser encontrados no alimento trabalham garantindo um melhor funcionamento do intestino de uma forma geral, especialmente reforçando a flora bacteriana presente nos órgãos que digerem e aproveitam os alimentos.
Além disso, o iogurte natural pode ser considerado como uma das melhores fontes de proteínas e de cálcio, além de ter determinados ingredientes que ajudam a acelerar o metabolismo de uma forma geral, o que sempre pode ser interessante para quem está fazendo dieta.
Como fazer iogurte natural em casa?
Esse é um alimento que pode ser encontrado com uma certa facilidade, com diversas opções disponíveis nos mercados hoje em dia. Mas também existe a possibilidade de fazer o alimento de uma forma mais artesanal, com receitas caseiras. Neste caso, as pessoas garantem um iogurte ainda mais saudável, uma vez que ele vai dispensar determinados conservantes que normalmente a indústria usa.
Para fazer o iogurte natural em casa, é preciso ter um pouco de atenção e cuidado apenas com alguns itens e ingredientes. Antes de mais nada, o leite acaba sendo o mais importante para esse preparo. Por isso, é fundamental que as pessoas utilizem um leite de qualidade, e que tenha uma certa quantidade de gordura. Portanto, não é recomendado o leite desnatado.
Além disso, é muito importante que as pessoas tomem cuidado com a higiene e com o contato com outros alimentos e superfícies. Isso pode acabar causando o que é chamado de contaminação cruzada, fazendo com que o leite perca sua qualidade e todo o processo de fermentação fique comprometido.
Ingredientes para fazer iogurte natural em casa
- 1 litro de leite integral;
- 2 colheres de sopa de iogurte natural (como starter, para fermentar o leite);
- panela;
- termômetro de cozinha;
- recipiente de vidro com tampa;
- toalha ou pano.
Modo de preparo do iogurte natural
Para começar o preparo, é preciso levar o leite para aquecer. Ele deve ser colocado em uma panela grande, para reduzir o risco que ele derrame durante o processo. Além disso, esse aquecimento deve ser controlado, por isso é muito importante ficar controlando e cuidando com um termômetro. O ideal é que ele não passe dos 85º C, por isso a importância do termômetro.
Depois disso, será preciso deixar o leite esfriar, até que ele chegue em uma temperatura de 43ºC. Esse procedimento acaba sendo importante para que as bactérias benéficas que estão presentes no leite sejam mantidas vivas, sendo que elas farão todo o processo de fermentação mas sem que o leite estrague.
Depois disso, adicione o starter, misturando 2 colheres de sopa de iogurte natural ao leite. Além disso, se certifique de que o iogurte contenha culturas vivas e ativas, para garantir que possa se multiplicar. Existe também no mercado alguns preparos com culturas vivas que podem ser misturadas diretamente no leite e que terão o mesmo papel dessa amostra de iogurte natural.
Passe essa mistura para um recipiente de vidro, cubra com uma tampa e envolva o recipiente em uma toalha ou pano. Deixe a mistura descansar por cerca de 4 a 6 horas. Quanto mais tempo ela fermentar, mais espesso e azedo ficará o iogurte. Ao chegar no ponto desejado, leve para a geladeira por algumas horas para ele firmar. E está pronto para o consumo.
Comentários (0) Postar um Comentário