O faroeste acabou se tornando um dos gêneros mais populares do cinema, uma marca registrada dos Estados Unidos. Eles normalmente exploram algumas questões que são muito importantes para a cultura e para o desenvolvimento daquele país de uma forma geral, com todo o desenvolvimento e o mito que foi criado no oeste americano.
Alguns temas costumam ser bastante recorrentes nos filmes de faroeste, tais como independência, assimilação e individualismo robusto. Ao mesmo tempo que o gênero explora muito a ideia de um território e uma época nas quais as leis eram feitas apenas pelos mais fortes, o surgimento de heróis nesta época também acaba sendo o tema central de muitos dos roteiros criados.
Como o gênero acabou se tornando muito popular e forte, acabaram sendo criados os chamados subgêneros, que basicamente eram variáveis dos roteiros que eram considerados como os mais clássicos dentro do faroeste. Um deles é o Dark Western, que normalmente exploram também elementos de suspense e de violência extrema, mais focado nas questões das contradições destas personalidades.
Confira 5 bons filmes de faroeste que exploram estes elementos mais sombrios também:
Rastro de Maldade
O filme que conta com um elenco poderoso, incluindo nomes como Kurt Russell, Patrick Wilson e Matthew Fox, mistura elementos de faroeste com suspense e até mesmo terror. Ele chama a atenção especialmente pelas representações da violência, que são bastante perturbadoras e até gráficas.
Mas o filme também acabou sendo alvo de diversas críticas quando foi lançado, especialmente por ter um roteiro que acaba tornando os povos indígenas como os grandes vilões, com uma visão apontada como racista. E isso tudo acontece especialmente em virtude do filme ter uma visão apenas do colono branco em relação a tudo o que acontece no oeste.
Os Oito Odiados
Esse é um filme de faroeste dirigido por um dos artistas mais celebrados do mundo do cinema, Quentin Tarantino. Este, inclusive, acaba sendo apontado, com uma certa frequência, como um dos melhores filmes da carreira do diretor e roteirista. Ele também traz alguns dos estilos mais marcantes do cinema de Tarantino, como a violência e também e a abordagem de temas e assuntos controversos.
Neste filme, o suspense acaba acontecendo muito mais em função da violência que é mostrada e da tensão que o diretor consegue manter, com os espectadores esperando qualquer coisa que pode acabar acontecendo na tela. E o final do filme também é considerado controverso, pois ele está longe de ser um final feliz.
Ataque dos Cães
A Netflix investiu pesado no lançamento deste filme, inclusive criando uma estratégia para que ele fosse indicado nas principais categorias do Oscar. Ele acabou tendo um sucesso junto aos prêmios menor do que o esperado, mas mesmo assim se tornou um longa bastante celebrado, especialmente junto aos críticos.
Esse pode ser considerado como um faroeste bem diferente daquele que as pessoas costumam ver, com foco menor na violência e mais na tensão, que pode ser vista tanto nas cenas de suspense como também na tensão sexual que se desenrola ao longo do roteiro, já que o filme lida bastante com esse tema.
O Regresso
O filme que finalmente acabou com uma sensação de injustiça que frequentemente vinha à tona durante as premiações, que era o fato de Leonardo DiCaprio ainda não ter vencido um Oscar. Mas esse faroeste finalmente entregou tudo o que o ator prometia, em termos de atuação, nos filmes anteriores.
Um dos diferenciais deste filme quando comparado com outros faroestes é que ele traz um personagem completamente baseado em uma história real. No caso o roteiro conta a história de Hugh Glass, um caçador e explorador do início do século XIX. Em 1823, Glass sobreviveu a um ataque brutal de um urso, e esse acaba sendo um dos principais elementos do filme.
O Estranho sem Nome
Um verdadeiro clássico do faroeste e frequentemente apontado como um dos grandes filmes do cinema norte-americano de todos os tempos. Ele coloca Clint Eastwood tanto no papel de protagonista quanto de diretor. Seu personagem, que é chamado o tempo todo apenas como “O Estranho” é um bom exemplo dos anti-heróis que eram criados nessa época, em um cenário bastante selvagem.
Ele é um filme que questiona o arquétipo do cowboy em uma época que isso ainda era bem incomum, especialmente neste gênero de filme.
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