Topo

Enem 2024: como fazer a inscrição?

Confira um guia para ajudar no processo de inscrição nesta importante prova para os estudantes.
Publicidade
Comente

Os estudantes do Ensino Médio acabaram possuem diversos desafios ao longo da sua jornada, começando pela própria questão relacionada ao processo de crescimento e de evolução dele como ser humano, já que adolescência acaba sendo um momento bastante complexo da vida de qualquer um. Mas também existem aqueles desafios práticos, que estão relacionadas a principal ocupação que todo o jovem deveria ter, que é com a sua formação educacional.

Enem 2024: como fazer a inscrição?

E um destes maiores desafios que os estudantes brasileiros acabam tendo que enfrentar é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova acabou se tornando uma das mais importantes da vida do aluno depois que ela passou por uma série de mudanças. Essa seleção se tornou basicamente uma porta de entrada para acesso às mais variadas oportunidades de educação no nível superior.

As inscrições para os estudantes interessados em participar do Enem neste ano de 2024 devem ficar atento, pois o prazo começou nesta segunda-feira, dia 27 de maio, e segue até o dia 7 de junho. Este calendário vale para todo o Brasil, com exceção do estado do Rio Grande do Sul, que terá um calendário próprio em função das enchentes que acabaram causando uma grande catástrofe na grande maioria das suas cidades.

Como fazer a inscrição para o Enem:

Publicidade

Todo o processo de inscrição nesta importante prova deve ser feito através deste site:

Os candidatos acabam tendo acesso a um portal do participante, que passará a concentrar toda a vida do estudante relacionada ao Enem, incluindo posteriormente as consultas de outras solicitações, incluindo as notas. E todo o procedimento é conduzido por um chatbot, que vai solicitando as informações necessárias e também indicando os próximos passos. 

Ao entrar neste site, tudo o que o estudante deve fazer é ir respondendo às perguntas que vão sendo feitas. Em determinados momentos, o chatbot pode acabar solicitando algumas ações específicas do estudante, como clicar em determinada imagem, por exemplo. Isso serve apenas como uma forma de identificação, para saber se o que está fazendo a inscrição realmente é um humano. 

Muitos dados pessoais serão solicitados durante todo o processo de inscrição, começando pelo CPF e pela data de nascimento. Todos os dados informados podem ser editados ao longo do procedimento, antes que a confirmação seja feita ao final. Existem também perguntas de identificação das características das pessoas, como Cor/Raça, Estado Civil, Nacionalidade, dentre outras. Todas essas serão consideradas fundamentais nos processos seletivos que levam em consideração a nota obtida no Enem.

Ao longo do processo de inscrição, os estudantes também terão que responder algumas relacionadas a sua preferência de língua estrangeira para a prova, sendo que as opções atualmente fornecidas são inglês e espanhol. 

Os estudantes também deverão indicar sua atual condição relacionada ao ensino médio, indicando se ele está em qual ano ou se já concluiu o mesmo. Lembrando que os estuantes que não estão no 3º ano do ensino médio ou já concluíram o mesmo podem fazer as provas apenas na modalidade de treineiro.

Após escolher a cidade onde desejará fazer a prova, os estudantes terão ainda que responder a diversas perguntas que fazem parte do questionário socioeconômico. Elas são importantes para que o governo tenha acesso a um panorama geral dos jovens que estão terminando o ensino médio.

Ao final do processo, os candidatos ainda terão a chance de revisar todos os dados informados e posteriormente enviar sua inscrição. 

Taxa de inscrição

Ao final do procedimento de inscrições, os candidatos terão dois caminhos relacionados ao pagamento da taxa de inscrição. Caso ele tenha solicitado o benefício da isenção no período correspondente, e esse pedido tenha aceito, sua inscrição não vai gerar um boleto para pagamento e o processo está concluído.

Caso o candidato não tenha solicitado ou recebido o benefício ele terá acesso ao boleto para pagamento da taxa de inscrição, que neste ano é no valor de R$ 85. O pagamento também poderá ser feito a partir dos dados deste documento, em qualquer agência bancária ou casa lotérica. Os alunos também poderão fazer o pagamento através do PIX e também de cartão de crédito. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: