Os veículos são desenvolvidos com uma série de tecnologias e utilizando conhecimentos científicos de diferentes áreas, mas especialmente da engenharia e mecânica, para que eles consigam funcionar nas mais variadas condições. Mesmo assim, existem condições de temperatura e ambiente que são consideradas como ideais, que fazem com que os veículos tenham uma maior durabilidade e funcionem de uma forma eficiente.
E condições e temperaturas extremas acabam afetando o funcionamento do carro de uma forma geral. Durante o inverno, é importante que as pessoas tomem alguns cuidados adicionais, especialmente quando estamos falando dos carros mais velhos. Mas até mesmo os veículos mais tecnológicos, incluindo os elétricos, podem ter mudanças importantes no funcionamento durante os dias mais frios, especialmente no quesito de baterias.
Confira algumas dicas e procedimentos que devem ser feitos nos veículos durante o período de inverno para garantir que ele siga funcionando de uma forma mais eficiente:
Verifique os fluidos
Em casos de temperaturas baixas mais extremas os motoristas acabam tendo que utilizar produtos com propriedades anticongelantes que vão atuar justamente para impedir que o congelamento atinja as partes mais importantes do motor. No Brasil, isso acaba não sendo necessário, pois as temperaturas não chegam a ficar tão baixas.
Mas o óleo do motor pode acabar tendo suas propriedades alteradas com o frio, especialmente o que faz ao longo do inverno no sul do país. Ele pode se tornar mais grosso, o que faz com que ele se torne menos eficiente na sua tarefa de lubrificar o sistema de uma forma geral. É importante fazer uma verificação e até mesmo trocar o óleo, se necessário.
O fluido da transmissão também deve ser avaliado quando o veículo passa por muito dias seguidos de frio.
Identifique possíveis sinais de desgaste da bateria
No caso dos carros elétricos, as baterias podem acabar apresentando uma diferença de desempenho importante durante os dias mais frios do ano, incluindo os modelos híbridos. Neste caso, acaba sendo muito importante verificar as informações que são fornecidas pela fabricante sobre o funcionamento destra parte fundamental dos carros limpos.
Já quando estamos falando dos carros à combustão, a bateria também acaba tendo um papel importante. Mas os modelos utilizados são mais simples e mecânicos. Neste caso, é importante que os motoristas façam uma avaliação geral em busca de pequenos sinais de desgastes que podem aparecer especialmente nas conexões.
Monitore as condições dos pneus
Uma outra mudança que acontece de uma forma bastante frequente nos carros quando eles estão passando por dias mais frios e com relação a pressão dos pneus. Elas podem cair junto com a temperatura. Essas variações acontecem de uma forma mais brusca, por isso é importante verificar constantemente.
Mantenha o tanque mais cheio
O tanque de gasolina também merece alguma atenção de parte dos motoristas durante os dias mais frios do ano. Existe uma dica atestada pelos especialistas em mecânica para estes casos: é importante tentar deixar o tanque sempre cheio acima da metade com gasolina ou outros combustíveis durante o inverno.
Com o tanque com uma maior quantidade de combustível, será muito mais improvável acontecer um processo de condensação, no qual ele pode simplesmente congelar em determinadas temperaturas. Mas, mais uma vez, este tipo de providência acaba sendo mais importante para que vive em locais onde as temperaturas ficam negativas com mais frequência.
Revise o aquecedor do veículo
O sistema de aquecimento interno, que está presente na grande maioria dos veículos que rodam nos dias de hoje, normalmente não é utilizado no Brasil, que possui temperaturas médias mais elevadas em grande parte do ano. Mas quando chega o inverno, pode ser que as pessoas realmente tenham que compensar com uma temperatura um pouco mais elevada internamente em relação ao que está acontecendo do lado de fora.
Neste caso, pode ser interessante dar uma revista neste sistema, especialmente quando ele fica muito tempo parado.
Invista na limpeza interna e nas trocas de filtros
Com a temperatura mais baixa, as pessoas tendem a andar mais tempo com as janelas fechadas. E isso vai fazer com que ela tenha que respirar mais tempo o ar que está dentro do carro. Por isso, além de fazer uma boa limpeza interna, é muito importante investir na troca dos filtros, especialmente do sistema de ar condicionado, que ajuda a eliminar um pouco dos elementos nocivos que podem acabar sendo jogados para dentro do carro.
Comentários (0) Postar um Comentário