Topo

Gostou de "Stranger Things"? Veja 10 filmes para continuar no clima da série

Comente

A série “Stranger Things”, lançada no mês de julho pela Netflix, foi mais um grande acerto da empresa no que diz respeito à produção de conteúdo original. A obra se mostrou verdadeiro fenômeno e em pouco tempo conquistou uma enorme legião de fãs, ganhando também a confiança de boa parte dos críticos.

O sucesso foi tamanho, que a série ultrapassou a famigerada “Game of Thrones” – da HBO – no quesito popularidade dentro do IMDb, maior site de cinema do mundo. E toda essa repercussão, não veio sem motivo.

A nova produção da Netflix acertou em cheio ao apostar no “fator nostalgia”, trazendo uma história simples e cativante capaz de resgatar a inocência presente em grandes filmes dos anos 80 e 90.

Tudo isso, aliado à competência dos diretores, o teor “sobrenatural” do roteiro e um elenco mirim acima da média, resultou em uma grata surpresa não só para os saudosistas, mas também para quem gosta de uma boa série protagonizada por crianças e com boas doses de mistério, suspense, drama e ficção científica.

Agora, apesar de a 2ª temporada da série já estar praticamente confirmada, ela só deve ser lançada em 2017, o que tem levado muitos fãs a procurarem por obras oitentistas capazes de resgatar esse clima nostálgico, uma boa estratégia para superar esse longo período de hiato.

Sabendo disso, portanto, apresentamos a seguir alguns filmes que se encaixam exatamente nesse contexto. A lista inclui até mesmo, obras que claramente serviram de inspiração para os criadores de “Stranger Things”, o que fica muito claro nas inúmeras referências vistas na série. Ficou curioso? Então confira!

Filmes imperdíveis para quem gostou de “Stranger Things”

E.T. – O Extraterrestre (1982)

ET-e-Eleven

Aqui temos uma das mais icônicas obras de Steven Spielberg. E o filme parece servir de base para muitos dos acontecimentos de “Stranger Things”, afinal, [alerta de spoiler] quer referência mais óbvia que crianças fugindo de bicicleta e tentando esconder uma amizade “pouco ortodoxa” dos adultos que as cercam?

Seja pelas referências, ou pelo clima oitentista, a verdade é que “E.T.” é um filme praticamente obrigatório para os fãs de ficção científica.

Os Goonies (1985)

Goonies-e-Stranger-Things

E agora temos na lista o filme produzido por Steven Spielberg em 1985. E não é coincidência o seu nome aparecer aqui novamente, a série traz uma grande quantidade de referências que soam como homenagens ao cineasta.

Em “Os Goonies”, o tom da história é mais leve que em “Stranger Things”, no entanto, isso não significa que o clima que caracterizou a série, não esteja ali. A essência, aliás, é a mesma: crianças nerds participando de uma aventura e com doses de alívio cômico.

A trama do filme mostram amigos que saem em busca do tesouro do pirata Willy Caolho. Durante a procura, eles aprendem sobre quem são, sobre amizade e é claro, sobre amor.

Chamas da Vingança (1984)

stranger-Things-e-Firestarter

Agora aqui, temos uma obra inspirada em livro do autor que também parece ter servido de inspiração para a série: Stephen King. O longa traz a história de uma garota que sofreu com experiências científicas e ganhou o poder de causar incêndios usando a mente.

A produção estrelada por Drew Barrymore, traz temas como habilidades psíquicas, experimentos questionáveis e agências governamentais do mal. Qualquer semelhança com “Stranger Things”, pode não ser mera coincidência.

Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)

Stranger-things-e-Contatos-Imediatos

Com um desenvolvimento lento, assim como muitos filmes dos anos 70, “Contatos Imediatos do Terceiro Grau” foi o segundo grande sucesso de Steven Spielberg no cinema. O filme traz uma vibe de mistério que deixa o espectador curioso pra saber o desfecho, tudo isso envolvendo tema de alienígenas e uma trilha sonora característica dos anos de ouro do cinema.

Poltergeist (1982)

poltergeist-stranger-Things

E não dá pra falar em filmes de suspense dos anos 80 sem lembrar de “Poltergeist”. Principalmente quando lembramos que, [alerta de spoiler] as luzes de Natal usadas por Joyce para se comunicar com o filho desaparecido em “Stranger Things”, funcionam como uma clara referência à obra oitentista de Steven Spielberg – de novo ele.

Leia também:

Conta Comigo (1986)

conta-comigo-e-Stranger-Things

Aqui temos outra aventura envolvendo crianças em meio aos anos 80. A obra traz a trajetória de um grupo de amigos que sai pela mata na tentativa de encontrar o corpo de um adolescente que desapareceu.

Além da temática centrada em um mistério, as familiaridades com “Stranger Things” se estendem até mesmo à cena em que os amigos andam por um trilho de trem. E vale dizer, que o filme, também é inspirado em obra de Stephen King.

Scanners, Sua Mente Pode Destruir (1981)

scanners-Stranger-Things

Este talvez seja o filme menos famoso da lista. Trata-se de uma obra canadense de ficção científica e terror que conta a história de pessoas com poderes telecinéticos, denominadas de scanners.

O grupo é perseguido por uma organização que pretende realizar experimentos nada convencionais. Entre as familiaridades com “Stranger Things”, está o fato de o filme ter sido um dos primeiros a mostrar o sangramento nasal como consequência do uso da telecinese.

Viagens Alucinantes (1980)

Stranger-Things-e-Viagens-Alucinantes

Lembra da cena da Eleven [alerta de spoiler] no tanque de isolamento que ajuda fortalecer seus poderes telecinéticos? Pois é, a história desse filme também se baseia em experimentos científicos realizados em tanques de isolamento com pessoas sob influência de drogas psicoativas. Impossível ver “Stranger Things” sem se lembrar de “Viagens Alucinantes”, e vice-versa.

A Fúria (1978)

The-Fury

Lançado ainda nos anos 70, este é o filme de terror com teor paranormal que traz a história de um pai que procura seu filho. O garoto é sequestrado por uma agência secreta do governo que pretende explorar os supostos poderes psíquicos do mesmo.

No meio dessa jornada, uma adolescente também se descobre com os mesmos poderes. Isso te lembra de algo em “Stranger Things”?

O Enigma do Outro Mundo (1982)

o-enigma-de-outro-mundo-Stranger-Things

Não dá pra dizer que “O Enigma do Outro Mundo” foi um sucesso dos anos 80, afinal, o filme foi um fracasso em bilheterias. Mas com o passar do tempo ele acabou se tornando um cult, tornando-se um dos mais queridos entre fãs da cultura pop.

A produção traz a história de um grupo de pesquisadores que encontra na Antártida um estranho objeto enterrado sob o gelo, e o anseio por descobrir do que se trata o achado, logo se transforma em um grande pesadelo.

A obra é dirigida por John Carpenter e guarda muitas familiaridades com “Stranger Things”, especialmente no modo como o medo dos personagens é retratado. Como se não bastasse, em determinada cena da série da Netflix, é possível ver o pôster do filme pendurado em uma parede.



Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: