Topo

18 filmes que são baseados em quadrinhos cult e você talvez não saiba

Comente

Os filmes adaptados de histórias em quadrinhos vêm fazendo enorme sucesso nos últimos anos. A nova onda de longas criados a partir do universo de super-heróis começou a ser surfada com dveemência a partir dessa década, com a Marvel Studios estabelecendo nas telonas o chamado UCM (Universo Cinematográfico Marvel). E essa é só uma parte da história.

A bem da verdade, os filmes inspirados em quadrinhos populares já demostravam potencial para o sucesso há bastante tempo, o que ficou evidente, aliás, com o lançamento da trilogia “Cavaleiro das Trevas”, iniciada pela Warner Bros em meados dos anos 2000.

Mas o que nem todo mundo sabe, é que além das HQ’s de personagens mais conhecidos do grande público, muitos estúdios já apostaram também em produções baseadas em quadrinhos cult.

É possível inclusive, que você já tenha assistido algum filme do gênero sem que sequer desconfiasse de que se tratava de uma adaptação de quadrinho, por exemplo. E para ilustrar isso, portanto, vamos mostrar a seguir uma série de filmes que se encaixam nesse contexto. Confira!

Filmes adaptados de Hq’s cult

Estrada Para Perdição

Estrada Para Perdição

Essa pode pegar você de surpresa, mas sim, “Estrada Para Perdição” foi inspirado em uma obra de Richard Piers Rayner e Max Allan Collins.

Com história ambientada na época da depressão americana, o filme dirigido por Sam Mendes acompanha a trajetória de Michael Sullivan, um garoto de 11 anos que descobre uma verdade chocante sobre seu pai, tido por ele como um herói.

Watchmen

watchman

Para muita gente pode parecer estranho, mas há quem não saiba que “Watchmen” é a adaptação de uma história em quadrinhos. A inspiração para a obra é a HQ homônima de Allan Moore, a obra fez sucesso nos anos 80 e é considerada por muitos como a melhor criação do gênero.

A trama gira em torno de um grupo de heróis renegados que começa a investigar o assassinato de um dos colegas aposentados, descobrindo a partir daí uma enorme conspiração.

300

300

Dirigido por Zack Snyder e protagonizado por Gerard Butler e Rodrigo Santoro, o filme “300” foi inspirado em obra de Frank Miller. A história mostra a batalha de Termópilas, onde no passado o rei Leônidas de Esparta lutou com 300 soldados contra o poderoso exército de Xerxes, da Pérsia.

Blade, o Caçador de Vampiros

Blade, o Caçador de Vampiros

Famosa nos anos 90, a franquia de “Blade, o Caçador de Vampiros” foi uma saga de sucesso adaptada em quadrinhos da Marvel, criados por Marv Wolfman e Gene Colan.

A história mostra quando uma rara mutação na comunidade de vampiros dá origem ao “Anjo da Morte”, vampiro que consome insaciavelmente o sangue de humanos e outros habitantes da comunidade.

Diante da circunstância, um grupo formado por Blade, Whistler e Scud, se alia ao “Conselho das Sombras”, uma espécie de time de vampiros de elite treinado.

Kick Ass

Kick Ass

Cultuado por uma legião de fãs, “Kick Ass: Quebrando Tudo” é adaptado dos quadrinhos de Mark Millar e John Romita Jr. A trama gira em torno dos devaneios de Dave Lizewski, um jovem estudante e fã de hq’s que decide se tornar um super-herói, mesmo não tendo aparentemente, a mínima vocação para o ofício.

Leia também:

Sin City

15

Inspirado em uma série de histórias em quadrinhos de Frank Miller, “Sin City” é um filme que apresenta três tramas diferentes que em determinado momento acabam se cruzando. As histórias trazem policiais, assassinos e prostitutas na Cidade do Pecado. O filme conta com direção de Robert Rodriguez, do próprio Frank Miller e de Quentin Tarantino.

The Spirit – o Filme

The Spirit - o Filme

Nesse filme lançado em 2008, um ex-investigador novato na polícia, volta misteriosamente do mundo dos mortos com o desejo de combater o crime na cidade de Central City. A trama é inspirada em uma série de quadrinhos de Will Einer.

Substitutos

Substitutos

Aqui temos um filme estrelado por Bruce Willis. O filme conta com direção de Jonathan Mostow e sua história mostra um futuro onde homens vivem isolados do mundo, de modo que toda comunicação é feita por meio de robôs.

Quando alguns robôs começam a ser assassinados, um policial precisa sair das sombras para investigar o caso. A obra é inspirada em quadrinhos de Robert Venditti e Brett Weldele.

V de Vingança

V de Vingança

Em uma Inglaterra comandada por um fascista em pleno ano de 2020, um mascarado conhecido como V, coloca em prática um plano anarco-terrorista no intuito de destruir o sistema opressor. A história do filme é inspirada em quadrinho de Allan Moore e David Lloyd, e a direção fica por conta de James McTeighe.

O Fantasma

O Fantasma

Nesse filme, o emblemático Kit Walker, conhecido como “O Fantasma”, deixa a selva de Bengalla e parte para Nova York, onde pretende evitar que um milionário consiga três caveiras mágicas. A obra é dirigida por Simon Wincer e é inspirada em um trabalho de Lee Falk.

Astro Boy

Astro Boy

Aqui temos um filme futurista ambientado em Metro City. Nesse ambiente, um genial cientista cria uma espécie de substituto para o filho que ele perdeu. O novo ser é programado com a melhor das características humanas e seus valores.

Por não conseguir atender as expectativas do pai, o “Astro Boy” deve aprender a viver como um robô, encarando a sua condição não-humana. O filme é uma animação que conta com direção de David Bowers, com história criada por Osamu Tezuka.

Anti-herói Americano

Anti-herói Americano

Com nome sugestivo, esse é o filme que mostra a trajetória de Harvey Pekar, alguém que transformou sua vida comum em quadrinhos cults de sucesso. A obra foi dirigida por Robert Pulcini e Shari Springer Berman, sendo adaptado dos quadrinhos de Harvey Pekar e Joyce Brabner.

Batalha Real

Batalha Real

Aqui temos um filme baseado em livro de Koushun Takami, que foi adaptado para mangá e também deu origem ao longa. A história gira em torno de um jogo cruel desenvolvido pelo governo para controlar japoneses rebeldes.

Dick Tracy

Dick Tracy

Esse é um filme que conta com a participação de Madonna. Ele traz a história de um detetive corajoso que sai em busca de mafiosos, buscando se colocar no caminho de grandes criminosos. O filme é baseado em obra de Chester Gould.

Hellboy

Hellboy

Exibido diversas vezes na TV aberta, “Hellboy” é mais um filme inspirado em histórias em quadrinhos, nesse caso, uma obra de Mike Mignola. A história mostra um demônio conjurado por nazistas na Segunda Guerra, que acaba trabalhando para o serviço secreto dos Estados Unidos. A direção do filme ficou a cargo de Guillermo del Toro.

Scott Pilgrim vs. the World

Scott Pilgrim vs. the World

Nesse filme, a história acompanha a vida de um garoto que vive feliz até conhecer uma misteriosa garota, que por sua vez, acaba virando sua vida de cabeça pra baixo. A obra é baseada em história de Bryan Lee O’Malley e conta com direção de Edgar Wright.

Ghost World

Ghost World

Esse é um filme que apresenta o convívio social das ”outsiders” Enid (Thora Birch) e Rebecca (Scarlett Johansson), duas garotas que acabaram de terminar o ensino médio. A produção é inspirada em obra de Daniel Clowes.

Akira

Akira

Por fim temos um filme onde o líder de uma gangue de motoqueiros da capital japonesa, se envolve em um projeto secreto do governo que explorar crianças com poderes sobrenaturais. A animação é dirigida pelo próprio criador de Akira, Katsuhiro Ôtomo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: