Topo

10 filmes imperdíveis para quem gosta de tecnologia

Comente

A história do cinema, de certa forma, caminha de mãos dadas com a mística da tecnologia e do futurismo. O que ilustra isso, por exemplo, é o fato de que lá em 1902, quando a sétima arte ainda dava os seus primeiros passos, o francês Georges Méliès apresentava ao público aquele que ficou conhecido como o primeiro filme de ficção científica do mundo: “Viagem à Lua”.

Como o nome sugere, ele mostra a história de exploradores chegando à lua, e apesar de seu teor fantástico, a verdade é que, no fim das contas não é difícil perceber o conceito de tecnologia implícito nas entrelinhas da obra, até porque ninguém poderia chegar à lua sem uma boa tecnologia, certo?

De lá pra cá, a ideia de explorar o assunto nos filmes se tornou algo absolutamente comum, e por uma feliz coincidência, o avanço tecnológico na vida real também permitiu o surgimento de novos conceitos dentro da própria indústria do cinema.

O resultado disso é que nas últimas décadas, surgiu no mercado uma grande variedade de produções com roteiros que de alguma forma abordam a tecnologia, uma boa notícia para os fãs do tema. Dito isso, portanto, chegou a hora de conferir algumas das melhores opções nesse sentido. Confira!

Filmes sobre tecnologia que os fãs do tema deveriam assistir

Ela (2013)

Ela (2013)

Lançado em um passado recente, o filme “Ela” traz a história de um homem que se sente atraído por um sistema operacional, cuja voz é de ninguém menos que Scarlett Johansson. Conhecido como Theodore Twombly, ele nutre sua paixão dia após dia e passa a ter uma relação íntima com o sistema de inteligência artificial.

De certa forma, o longa mostra como a interação com um computador ou dispositivo eletrônico pode ser no futuro. Como se não bastasse o tema interessante para quem é fã de tecnologia, o filme em si é fruto de uma excelente produção, que não por acaso, rendeu ao diretor e roteirista Spike Jonze, o Oscar de Melhor Roteiro Original, sem contar que o filme também foi indicado em outras quatro categorias da premiação.

A Rede Social (2010)

A Rede Social (2010)

Para quem sempre quis saber um pouco sobre a história do Facebook, “A Rede Social” pode ser um bom ponto de partida. Apesar de ter um roteiro tipicamente hollywoodiano, o filme consegue abordar diversos pontos interessantes da trajetória de criação da maior rede social da atualidade.

A história gira em torno dos passos de Mark Zuckerberg no desenvolvimento da ideia ainda dentro da Universidade de Harvard, apresentando também as brigas entre ele e outros fundadores, como o brasileiro Eduardo Saverin, por exemplo. O filme venceu o Oscar de Melhor Filme do Ano e mais duas categorias, tendo sido indicado em outras cinco.

Blade Runner (1982)

Blade Runner (1982)

Aqui temos um dos maiores clássicos da ficção científica. O filme lançado no início dos anos 80, traz uma história ambientada no ano de 2019, onde uma raça de andróides criada para ajudar os humanos na exploração de outros planetas é proibida de retornar à Terra.

Como nem todos cumprem a lei, os responsáveis pela segurança criam um grupo de agentes conhecidos como Blade Runner, que como o nome do filme sugere, são os caçadores de andróides. Diante desse cenário, Harrison Ford interpreta Rick Deckard, o maior especialista na caça desses robôs.

O longa foi inspirado no livro “O Caçador de Andróides”, do autor americano Philip K. Dick, trazendo uma atmosfera futurística em um ambiente pautado pelo avanço tecnológico.

Catfish (2010)

Catfish (2010)

Esse é um documentário sobre tecnologia que acabou inspirando a criação de um reality show homônimo na MTV. Ele apresenta a trajetória de três amigos que viajam para encontrar pessoalmente a garota que um deles conheceu no Facebook.

Ele mostra como as relações virtuais podem não trazer o mesmo nível de confiança de uma relação física. E para os mais sensíveis, fica o alerta: o final pode ser de certa forma, chocante. Melhor não se apegar muito ao enredo.

Leia também:

2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968)

2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968)

Aqui temos outro clássico da ficção científica, o filme data dos anos 60 e é uma das obras-primas de Stanley Kubrick. O sucesso e a riqueza de detalhes do filme não se deu por acaso, a história contou com a contribuição de mais de 50 empresas e organizações, que ajudaram nas previsões de como poderia ser a tecnologia em 2001.

Algumas das tecnologias acabaram de fato se tornando realidade, outras não. Entre as opções mostradas no longa, estavam as tecnologias para viagens interplanetárias tripuladas, a colonização da lua e o sistema de inteligência artificial, esta última conhecida como HAL.

Indie Game (2012)

Indie Game (2012)

Aqui temos outro documentário interessante que deve agradar principalmente os fãs de videogame. Isso porque, como o nome sugere, ele mostra a trajetória de criação de jogos que conseguiram um grande prestígio tempos mais tarde, tais como “Fez” e “Super Meat Boy”.

A história se foca bastante nos dramas pessoais dos desenvolvedores, o que de certa forma é interessante para quem assiste, já que mostra uma visão consideravelmente realista do mercado e os riscos envolvidos na indústria dos games.

Piratas do Vale do Silício (1999)

Piratas do Vale do Silício (1999)

Aqui temos um filme inspirado na história das duas principais representantes do Vale do Silício, polo tecnológico dos Estados Unidos. As principais empresas abordadas no filme são, naturalmente, a Apple e a Microsoft.

Produzido para a TV, o filme data do final dos anos 90, mas retrata o período dos entre 1970 e 1985, tendo sido considerado uma obra consideravelmente fiel à realidade.

Minority Report: A Nova Lei (2002)

Minority Report: A Nova Lei (2002)

De volta à ficção científica, chegamos aqui um filme futurista onde o assassinato foi banido. Nesse universo, um setor da polícia consegue prever crimes e punir os envolvidos antes da consolidação do ato.

O líder do grupo de operações é um policial chamado John Anderton, interpretado por Tom Cruise. As coisas fogem do controle quando ele próprio é apontado como responsável por um crime que está prestes a acontecer.

Ao longo de todo filme, a tecnologia é elemento recorrente, e algumas delas nem são mais tão futuristas assim. A produção do longa contou com conselhos de especialistas em tecnologia, incluindo engenheiros do MIT.

O Quinto Poder (2013)

O Quinto Poder (2013)

Aqui temos um filme com roteiro inspirado na história do WikiLeaks e de Julian Assange, interpretado por ninguém menos que Benedict Cumberbatch.

O enredo gira em torno do início da plataforma de compartilhamento de documentos secretos, apesar disso, porém, a obra não agradou a crítica e nem mesmo o WikiLeaks, que aliás, criticou duramente a produção, afirmando que muitos fatos retratados não foram fiéis aos acontecimentos.

Ex Machina – Instinto Artificial

Ex Machina - Instinto Artificial

Esse é outro filme de ficção científica que mostra possíveis efeitos da criação de uma inteligência artificial. Na história, um jovem programador de computadores “ganha” a chance de passar alguns dias na casa do brilhante, recluso e misterioso presidente da empresa em que trabalha.

Ao chegar na casa do “chefe”, conhecido como Nathan Bateman, o jovem se depara com a oportunidade de interagir com uma robô de inteligência artificial batizada de Ava, brilhantemente interpretada por Alicia Vikander.

O objetivo é testar os limites da inteligência artificial, mas a criatura aos poucos se apresenta sedutora e sofisticada de mais, por assim dizer, o que complica a situação a ponto do próprio Caleb não saber exatamente em que ou quem confiar.

Bônus: Black Mirror (2011)

Bônus: Black Mirror (2011)

E por fim, temos aqui não um filme, mas uma série incrível que também merece destaque nessa lista. A produção britânica faz a linha de antologia e se apega no pessimismo para abordar em cada episódio uma história diferente – e independente – relacionada aos efeitos do avanço e da singularidade tecnológica.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: