Topo

Navegador GPS online usa 'Waze' para ser mais eficiente e reduzir tempo de viagem

Principais lançamentos, novidades e preço de carros no ClickGrátis! Navegador GPS online usa o 'Waze' para ser mais eficiente e reduzir tempo de viagem
Publicidade
Comente

Há alguns anos atrás ser um motorista não era uma tarefa das mais fáceis. Claro que para fazer um determinado caminho rotineiro, como de casa para o trabalho e vice-versa, não era complicado. Basta algumas vezes fazendo um trajeto que ele já era memorizado. Agora, se aventurar por endereços novos era complicado, especialmente em cidades diferentes.

Os recursos mais “avançados” neste sentido eram os mapas impressos e também guias que tentavam ajudar os motoristas e as caronas a conseguir se localizar e assim encontrar o melhor caminho para um determinado local. Mas quando a pessoa não conseguia nem se guiar pelos mapas então restava apenas a alternativa de perguntar para alguém ou então em algum estabelecimento.

Hoje em dia se localizar em um determinado local é mais simples através dos navegadores GPS. Além dos equipamentos feitos para os carros, hoje em dia a grande maioria dos smartphones contam com recursos de localização, que permitem com que os usuários encontrem determinados caminhos utilizando um aplicativo e um GPS.

Publicidade

Nos últimos anos, novos conceitos de aplicativos surgiram com o objetivo de facilitar ainda mais a vida dos usuários, como é o caso do Waze, que mistura um conceito de navegador com redes sociais.

Com base no Waze, algumas empresas estão desenvolvendo navegadores que utilizam este conceitos colaborativos. O Sistema Traffic, desenvolvido pela TomTom, está em fase de implementação no Brasil.

Sistema colaborativo

gps-utiliza-waze-para-otimizar-tempo

Publicidade

O novo sistema de localização no trânsito que está sendo implementado no Brasil conta com um conceito diferente. A ideia é permitir que todos os usuários que estejam utilizando o sistema possam contribuir para o sistema de informações deste banco de dados.

O localizador fica funcionando o tempo todo a partir da partida do motorista no carro. Mais do que isso, ele fica localizando informações e enviando para um sistema que poderá ser acessado por todos. Por exemplo, o sistema recolhe os dados da velocidade máxima do carro. Assim, será possível indicar no mapa os locais que estão apresentando lentidão, por exemplo. Além disso, para os outros motoristas, o sistema já dá dicas de rotas alternativas para quem está querendo fugir do congestionamento.

De acordo com os dados divulgados pela empresa, este tipo de sistema pode diminuir o tempo médio das viagens em até 13% e nas áreas de congestionamento em até 30%. Em cidades conturbadas, se apenas 10% dos motoristas usassem tal recurso o tempo de deslocamento poderia cair até 15% para usuários do sistema e 5% para os demais como beneficiários indiretos. Dessa maneira, o uso racional representaria alívio em investimentos públicos para ampliação da malha viária, sem contar a diminuição da poluição e a melhoria da qualidade de vida dos centros urbanos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: