Topo

Carros alemães que andam sozinhos (parceria com Google) podem vir com caixa-preta

Comente

A Google é uma das maiores empresas tecnológicas da atualidade. A gigante, que no início de suas atividades se limitava a oferecer um sistema de buscas de sites (que inclusive ainda hoje é um de seus principais produtos), hoje já está inserida em inúmeras outras vertentes da tecnologia, buscando sempre estar à frente de seu tempo oferecendo soluções extremamente inovadoras ao mercado.

Leia também:

Uma das mais inovadoras criações da empresa nos últimos anos é o carro que anda sozinho, que é fruto de uma parceria com empresas alemãs do setor automobilístico. De acordo com notícias recentes, a parceria com essas empresas pode render ainda muitas novidades ao mercado de autos, uma delas pode ser  a inclusão de uma espécie de “caixa preta” similar à utilizada em aeronaves nos chamados ‘veículos autônomos’.

Carros alemães que andam sozinhos (parceria com Google) podem vir com caixa-preta

Carros alemães que andam sozinhos (parceria com Google) podem vir com caixa-preta

Algumas das montadoras alemãs que são parceiras do Google nos projetos de carros autônomos e semi-autônomos, estão cogitando incluir nos veículos alguns gravadores semelhantes às ‘caixas-pretas’ dos aviões, apesar dessa não parecer uma grande ideia do ponto de vista da privacidade, o fato é que esse poderá ser de fato um grande passo para uma maior exploração da tecnologia no trânsito.

Tecnologias simples como estacionamento assistido e outras do gênero já estão disponíveis no mercado, entretanto, para os Governos ainda há certa resistência na aprovação de leis que permitam a implementação de tecnologias mais avançadas como as de ultrapassagem automática, por exemplo, dessa forma, os veículos não tripulados, ou veículos autônomos como também são chamados, estão fora de cogitação por hora.

A opinião dos envolvidos com a tecnologia

Defensores das novas tecnologias aplicadas a veículos afirmam que a implementação de um sistema de gravador de dados como os das ‘caixas-pretas’ poderia proporcionar uma série de benefícios, um deles seria que os dados coletados poderiam determinar os responsáveis por eventuais acidentes envolvendo os veículos autônomos ou semi-autônomos, por exemplo.

O assunto tem sido alvo de debate de um painel alemão sobre condução autônoma, o grupo é composto por colaboradores ligados ao Governo do País. Resta agora aguardar o desenrolar das tratativas para saber se enfim os veículos autônomos poderão ganhar as ruas de maneira oficial em breve com as emblemáticas ‘caixas-pretas’, ou se na verdade eles continuarão sendo meros protótipos por mais alguns anos. Qual sua opinião sobre o assunto? Deixe seu ponto de vista nos comentários.

Assista ao vídeo:


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: